sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Moby Dick é o primeiro título da coleção Novela Gráfica 2023 da Levoir

 



Iniciou-se ontem a sétima série da colecção Novela Gráfica, edição Levoir/Público. Esta série de 2023 é marcada mais uma vez pela diversidade, que traz de volta nomes prestigiados como Chabouté, Bartolomé Seguí, Felipe Hernandéz Cava e Schuiten e Peeters, que confirmam a aposta na BD europeia, ao mesmo tempo que abre as portas a autores nunca antes publicados em Portugal. Autores oriundos de diversas latitudes e culturas, da Itália ao Irão, passando pela Coreia – incluindo uma inédita colaboração entre o argumentista francês Éric Corbeyran e o desenhador coreano Gwangjo – assinando histórias que, partindo da literatura ou da própria vida, abordam temas tão diversos como o Holocausto, a Guerra Civil Espanhola e a Revolução Russa, ou a situação das mulheres e os problemas de liberdade de expressão e da censura no Irão. 

A abrir a colecção, temos Moby Dick (em dois volumes), de Chabouté, uma adaptação para banda desenhada do romance de Herman Melville, considerado um clássico da literatura americana.

A história passa-se no século XIX, no auge da indústria baleeira que operava na Nova Inglaterra. O narrador, Ismael é um jovem que anseia por novas experiências o que o leva a embarcar no navio baleeiro, que está prestes a zarpar, o Pequod.  O misterioso capitão do navio, Ahab, tem como único objectivo vingar-se de Moby Dick a baleia branca que lhe arrancou uma perna. Toda a tripulação vai unir-se ao seu capitão em busca de vingança, tornando a viagem perigosa e doentia.

Além de uma narrativa de acção, Moby Dick, é uma obra sobre o confronto entre homem e natureza, abordando temas como religião, idealismo, pragmatismo e vingança. É uma obra atemporal, que consegue cativar o leitor de qualquer época.

Composta por 10 volumes inéditos em Portugal, sairá todas as quintas-feiras até 2 de novembro.

1 - Moby Dick 1 - Christophe Chabouté

2 - Moby Dick 2 - Christophe Chabouté

3 - Assombrada - Shaghayegh Moazzami

4 - Os Mares do Sul - Hernán Migoya / Bartolome Seguí

5 - Uma Metamorfose Iraniana - Mana Neyestani

6 - Léa não se lembra como funciona o aspirador - Éric Corbeyran/Gwanjo

7 - Estampas 1936 - Felipe Hernández Cava/Miguel Navia

8 - Primo Levi - Matteo Mastragostino & Alessandro Ranghiasci

9 - Alexandra Kim - Keum Suk Gendry-Kim

10 - O Regresso do Capitão Nemo - François Schuiten, Peeters








Sem comentários:

Enviar um comentário