A editora Casterman apresenta nesta rentrée uma obra prima. "Chumbo", um fresco brasileiro que percorre mais de 60 anos.
A autoria é de Matthias Lehmann e a história desta novela gráfica passa-se na região de Minas Gerais. O opulento patriarca Oswaldo Wallace dirige as suas minas com autoridade. Os seus filhos, Severino e Ramires, têm apenas um ano de diferença, mas são o oposto um do outro. O primeiro envolve-se politicamente à esquerda e torna-se jornalista e depois escritor. O segundo apoia os militares que exercem um poder autoritário durante os anos de "chumbo".
Inspirando-se na sua própria história de família, Matthias Lehmann apresenta neste romance gráfico uma grande saga, onde as personagens e destinos se cruzam e voltam a cruzar. Através de páginas com desenhos extraordinários cheios de detalhes, encontramos composições originais onde por vezes aparecem caricaturas, anúncios de publicidade ou grafismos brasileiros. Um livro onde ao mesmo tempo que conhecemos as histórias íntimas das personagens, também ficamos a conhecer um pouco da História do Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário