sexta-feira, 31 de maio de 2024

Falta uma semana para o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja

 


De hoje a uma semana é a vez do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja abrir as suas portas. Estará aberto de 7 a 23 de Junho, mas como habitualmente, o primeiro fim de semana é o prato forte e é onde se encontram em Beja os autores das exposições e muitos outros convidados.

Portanto vamos lá recordar quem estará presente e as exposições.

As Exposições:

Alix Garin – Bélgica
André Diniz – Brasil 
Antoine Cossé – França
Daniel Silvestre – Portugal
Daniela Viçoso – Portugal
Gloria Ciapponi e Luca Conca – Itália
Herdeiros do Manguito – Portugal 
Javier Rodríguez – Espanha 
Kachisou – Portugal 
Mário Freitas e Lucas Pereira – Portugal | Brasil 
Miguel Rocha – Portugal
Miguelanxo Prado – Espanha
Portugal em Bruxelas – Portugal 
Tardi – França
Toupeira – Angola | Brasil | Inglaterra | Portugal
Xavier Almeida – Portugal

Os autores das exposições presentes em Beja nos dias 7, 8 e 9:

Alix Garin, André Diniz, Antoine Cossé, Daniel Silvestre, Daniela Viçoso, Gloria Ciapponi, Javier Rodríguez, Kachisou, Luca Conca, Lucas Pereira, Mário Freitas, Miguel Rocha, Miguelanxo Prado, Tardi (apenas nos dias 7 e 8), Xavier Almeida, autores da colectiva Herdeiros do Manguito, autores da colectiva Portugal em Bruxelas, autores da coletiva Toupeira

Outros autores e convidados:
Dominique Grange, Luís Louro, Paul Gravett, Pedro Fidalgo

Feira do Livro de Lisboa - Os livros do dia - 31 de Maio - A nossa selecção

É aproveitar que hoje há excelentes oportunidades de Banda Desenhada como Livros do Dia na Feira do Livro de Lisboa. Pavilhões obrigatórios: Ala dos Livros, A Seita, ASA (Leya), Gradiva, Âncora e Penguin Random House (Suma e Booksmile). Atenção que os restantes livros da série RIO também estão como livro do dia, e o volume seis de Blacksad também.









quinta-feira, 30 de maio de 2024

A nossa leitura de "Um Dia Perfeito com Amigos", de Philip Waechter - edição Nuvem de Letras


Mais uma recomendação que deixamos nesta semana em que se celebra o Dia Mundial da Criança. "Um Dia Perfeito com Amigos", de Philip Waechter e editado pela Nuvem de Letras, é um belíssimo livro ilustrado.

Um texto envolvente e com bom ritmo, que quase nos recordou as lenga-lengas, cheio de boa disposição e ternura. Uma história que transmite o valor da amizade e de nos ajudarmos uns aos outros e também ensina o valor das coisas simples que dão sentido à vida. A narrativa é acompanhada com ilustrações muito bonitas, que por vezes ocupam a página inteira ou mesmo uma dupla página e outras vezes sem cenário por trás, vemos sequências de imagens da mesma personagem em várias posições, como se estivéssemos a ver desenhos animados.

Resumindo, uma história que vale a pena ler aos mais pequenos ou para os que já sabem ler, deixá-los descobrir os pensamentos e as ações do Guaxinim, da Raposa, do Texugo, do Corvo e do Urso.




Feira do Livro de Lisboa - Os livros do dia - 30 de Maio - A nossa selecção

Tentaremos diariamente dar-vos nota da nossa selecção no que toca aos livros do dia assinalados, na Feira do Livro de Lisboa. Hoje, entre várias oportunidades, destacamos estas.








quarta-feira, 29 de maio de 2024

A minha mamã está na América e encontrou o Buffalo Bill - uma obra premiada de banda desenhada infantil de Émile Bravo

 


A minha mamã está na América e encontrou o Buffalo Bill é uma das novidades da ASA. A autoria é de Émile Bravo (autor que esteve me Portugal no ano passado e autor da série "Spirou - A esperança nunca morre") e Jean Regnaud. Originalmente publicada pela Gallimard Jeunesse em 2007, o livro ganhou vários prémios e foi adaptado para filme de animação em 2013.

A sinopse:

No arranque de um ano letivo, algures numa aula do ciclo preparatório, a professora pergunta aos alunos qual era a profissão dos seus pais.

-Meu pai era “chefe”, mas minha mãe?

-Eu não sabia nada sobre ela. Qual era o trabalho dele? O que ela parecia? Onde ela morava? Nem tão pouco sabia aonde ela andava.

Quando somos crianças, não gostamos de ser diferentes dos outros. Esta é a história de Jean Regnaud, um menino amoroso que desde cedo ficou sem mãe. Com toda a sua modéstia, a história é nos contada com ajuda do traço de Émile Bravo, onde é possível fazer as pessoas rirem sem qualquer cinismo, mas ao mesmo tempo comove-las pela força do drama.

As imagens do interior são da versão francesa.




A Feira do Livro de Lisboa abre hoje as portas e deixamos os nossos destaques dos livros do dia

Abre hoje as portas a 94.ª edição da Feira do Livro de Lisboa e decorre até dia 16 de Junho. Um local onde os amantes de Banda Desenhada podem aproveitar para comprar livros a bons preços e completar colecções.

Dos livros do dia de hoje, destacamos estes oito.






terça-feira, 28 de maio de 2024

Novidades: Porto Editora lança os volumes 10 e 11 da série "Os Mauzões"

Mesmo a tempo da Feira do Livro de Lisboa e do Dia Mundial da Criança, a Porto Editora acaba de lançar mais dois volumes da série "Os Mauzões", da autoria de Aaron Blabey: o número 10 tem o título "O Pior Dia de Sempre" e o número 11 "O Despertar do Senhor das Trevas".






Sinopse de Os Mauzões 10 - O Pior Dia de Sempre
Saúdem o príncipe Marmelada! Rendam-se à sua magnificência maléfica! Ajoelhem-se perante toda a sua glória de... mãos de rabo! Ou... não o façam!
Os Mauzões e As Mazonas foram derrubados, mas acham que isso quer dizer que não voltam a levantar-se? Nem pensar, chicos!





Sinopse de Os Mauzões 11 - O Despertar do Senhor das Trevas
Os Mauzões – quer dizer, o Esquadrão Classe B – salvaram o mundo do bandido com mãos de rabo, e agora vão fazer a festa! Mas o Sr. Víbora não está com vontade de festejar. Ai, não, não. Ele é demasiado poderoso para isso. O Sr. Víbora prefere fazer algo como abrir um portal para um novo e terrível mundo repleto de caos e de… Malvadez de pôr os cabelos em pé!
É melhor não avançar já para a festa.


A nossa leitura de "As ondas gigantes azul-turquesa", de Pedro Leitão - edição Gailivro


Entramos na semana em que começa a Feira do Livro de Lisboa e em que se celebra o Dia Mundial da Criança. Por esse motivo as nossas publicações desta semana serão mais direccionadas para esses dois eventos. Comecemos pelas crianças.

As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho são sempre muitos divertidos ao mesmo tempo que focam assuntos importantes, onde prevalece sempre a importância da amizade e da entreajuda. A mais recente aventura desta série escrita e desenhada por Pedro Leitão, é o 16.º volume e tem como título "As ondas gigantes azul-turquesa", pois, como já se sabe cada história está associada a uma cor que também faz parte do título.

Desta vez, a aventura azul turquesa para além de divertir os mais pequeninos, também irá divertir os adultos, principalmente aqueles que gostam de Banda Desenhada. Porque para além da história meter extraterrestres e surfistas, há também lugar a um Festival de Banda Desenhada onde personagens como Astérix e Obélix, Tintin, Lucky Luke ou Spirou, estão numa sessão de autógrafos.

A somar a tudo isto, ainda uma brincadeira sobre cartazes de candidatos em tempo de eleições.

Fica aqui, por isso, uma das nossas sugestões para o Dia Mundial da Criança, desta obra destinada a idades dos 7 aos 9 anos.



Novidade: manga da série " A Menina Que Veio do Outro Lado" está de regresso com o volume 4 - Editorial Presença

 


É com satisfação que informamos que foi editado pela editorial Presença, o volume 4 da série de manga A Menina que veio do Outro Lado, da autoria de Nagabe e com o título Siúil, a Rún.

Esta é uma série manga que apreciamos e acompanhamos aqui no Juvebêdê. Destacamos ainda que esta é uma das séries mais lidas no mundo e que já tem muitos seguidores em Portugal.

Em breve quando fizermos a leitura deste volume 4 escreveremos sobre ele como os anteriores, mas para já aqui fica a sinopse e algumas imagens do interior.

A sinopse

A pequena mentira de Shiva teve grandes consequências. Enquanto a menina tenta recuperar do choque dos recentes acontecimentos, a tia faz uma revelação ao Doutor - uma revelação muito importante que pode explicar como Shiva chegou a casa dela. E, depois disso, o protetor da menina fica a saber o que o futuro reserva a todos os que são afetados pela maldição.

Este é um conto de fadas sobre dois seres - um, humano; o outro, não humano - e sobre as manhãs, as noites, a luz e as sombras em que se encontraram.

O autor

Nagabe nasceu em 1993, em Tóquio. Licenciado em Estudos Japoneses pela Faculdade de Arte e Design da Universidade de Artes de Musashino, estreou-se, ainda estudante, como mangaka com a série «Buch o wa onee» (Edições Akane Shinsha). Autor das ilustrações e do texto de «A Menina Que Veio do Outro Lado» (Edições MAG Garden), que se destaca pelo estilo original e evocativo, alcançou grande sucesso mundial com esta série, que já vendeu mais de um milhão de exemplares. O autor gosta tanto de coisas antigas e aconchegantes que acaba sempre por comprar mais e mais cadeiras.