Outra das recentes novidades da ASA e que chega hoje às livrarias, é esta novela gráfica intitulada "Borboleta", da autoria de Madeleine Pereira, sobre o tema da emigração portuguesa para fugir à ditadura e à guerra colonial. Estamos entusiasmados com esta leitura e com o facto da autora vir a Portugal em breve.
Mas vamos à sinopse:
“Ei, Madeleine, é óbvio que você é portuguesa, você até tem Pereira no apelido."
Constantemente trazida de volta às suas origens, o conhecimento de Madeleine sobre Portugal limita-se a Cristiano Ronaldo, piadas xenófobas sobre o "Guesh" e a língua, mesmo assim, algo que o seu pai lhe transmitiu. Mas este último, chegou a França aos doze anos, recusou-se a vida toda a falar do seu país natal e da sua infância sob a ditadura...
Como resultado, Madeleine mal sabe que Salazar era um ditador e não apenas um bruxo malvado em Harry Potter. Porém Madeleine sente uma necessidade profunda de se reconectar com suas raízes, e se seu pai não quiser ajudar, então ela terá de procurar respostas em outro lugar. Começando pelos muitos amigos, imigrantes portugueses, que têm. Da região de Paris a Lisboa, Madeleine vai recolhendo as suas histórias de vida. Aos poucos, traça o fio da história de Portugal e, através dele, tenta conhecer mais sobre si mesma.
Sem comentários:
Enviar um comentário