sexta-feira, 21 de março de 2025

Reedição: Lucky Luke está de regresso com O Tenrinho, de Morris e Goscinny - edição ASA

 


Lucky Luke está de volta com a reedição deste título bem disposto e engraçado ou não fosse O Tenrinho uma figura peculiar, no mínimo! Reeditado agora pela ASA, este livro tinha sido editado pela última vez no longínquo ano de 2006 também pela ASA, tendo tido outras edições e títulos. Em 1977 pela Livraria Bertrand, mas com outro título, "O Pézinho-Mole" e ainda em 1989 também com outro título "O Engomadinho" editado pela Meribérica / Liber,  tendo todos a mesma capa. Este livro é da autoria da dupla maravilha Morris (criador e desenhador da série) e Goscinny (argumento), que nos trouxe títulos criados de grande qualidade e boa disposição.

Esta história de O Tenrinho começa no funeral do velho Baddy, como podem ver pela prancha abaixo, onde todos estão comovidos excepto Ready que há muito esperava a morte do centenário para poder comprar o seu rancho. Infelizmente, o velhote tinha um herdeiro, o Waldo. Este é o "Tenrinho" que chega da sua Inglaterra natal, acompanhado do seu mordomo Jasper e é então que os dois mundos se confrontam: o velho, tão requintado, e o novo, bastante rústico. 

Promete pois boas recordações para quem já leu esta excelente aventura de Lucky Luke!



Morris

O criador de Lucky Luke começa a trabalhar aos 20 anos como colorista num estúdio belga de desenhos animados. Mais tarde colabora com Franquin, Will e Jijé, tendo sido designados como o “Bando dos Quatro”. Depois de se ter mudado para os EUA onde viveu 6 anos, Morris regressa à Europa em 1955, para trabalhar com Goscinny, que entretanto tinha conhecido.

Em 1987, assina a série "Rantanplan", que se viria a revelar outro grande sucesso. Sendo um dos raros autores que dedicou toda a sua obra a um só herói. Já em 1992, em Angoulême, recebe o Grande Prémio Especial. Morris morre em Julho de 2001.

Sem comentários:

Enviar um comentário