sábado, 29 de março de 2025

Luís Louro foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Lisboa

 


Foi propositado só hoje falarmos aqui no Juvebêdê desta grande notícia sobre Luís Louro apesar de termos tido a informação logo desde a sua atribuição. 

2025, será seguramente um ano para Luís Louro recordar pelos melhores motivos. Celebra 40 anos de carreira, irá lançar em breve um novo livro "Baba Yaga", tem outros projectos na manga e esta semana foi aprovado em reunião camarária a atribuição da Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Lisboa, homenagem justíssima e merecida da Câmara Municipal de Lisboa, sendo a primeira vez que a Banda Desenhada é distinguida com esta Insígnia.

Transcrevemos parte do texto divulgado, porque diz tudo. 

"40 anos a desenhar a sua cidade, onde nasceu e cresceu, Luís Louro conseguiu através da Banda Desenhada captar toda a beleza e essência de Lisboa. Criou o primeiro Herói Lisboeta no activo, O Corvo, cuja missão é proteger a cidade e cujo superpoder é ajudar os outros.

Também recentemente, com O Corvinho, fez chegar a força desse herói aos mais pequenos, encaminhando-os até à magia da cidade.

O seu traço arejado, único e reconhecível, a par do uso de cores vibrantes que também o caracteriza, revela em cada monumento, casa, telhado, janela, rua, ou viela, a luz tão especial que banha a cidade e, principalmente, o seu amor por Lisboa.

Luís Louro e as suas histórias fazem de Lisboa uma cidade ainda maior e dão a Portugal um brilho que vai muito além do papel, marcando na memória de cada um, abarcando até a beleza da fealdade, como fez magistralmente em Alice, Watchers ou Sentinel."

Deste lado, como lisboetas que somos, estamos muito orgulhosos pelo autor e sobretudo por este amigo talentoso que desenha Lisboa como ninguém. Parabéns Luís, estamos convictos que 2025 não se ficará por aqui no que toca a homenagens à tua obra, tal como mereces por tudo o que tens dado e por tudo o que significas para a banda desenhada nacional. 

(a foto foi tirada quando recebeu o Troféu de Honra na edição de 2024 do Amadora BD)

Sem comentários:

Enviar um comentário