A Arte de Autor anunciou hoje a publicação do integral, O Grande poder do Chninkel de Van Hamme e Rosinsky, os criadores da série Thorgal.
Esta obra foi criada em 1986 e publicada na mítica revista À Suivre.
Quase quarenta anos depois, aquela que é considerada como a obra-prima da dupla de artistas e um marco na história da BD europeia, é publicada finalmente em Portugal tal como os seus criadores a conceberam: a preto e branco, uma edição integral repleta de extras.
A obra-prima da fantasia dos autores de Thorgal.
O Grande Poder do Chninkel oferece a Van Hamme a oportunidade de abordar sob um novo ângulo um dos seus temas preferidos, a saber, «o antagonismo latente entre a força do destino que nos oprime e o desejo de todo ser apaixonado pela liberdade de escapar a esse destino», como ele mesmo esclarece nas colunas de (A SUIVRE) em março de 1987. Ele vê em J'On um redentor inspirado nas figuras combinadas de Moisés e Jesus, ao mesmo tempo mártir e figura expiatória. O seu verdadeiro «grande poder» reside na sua capacidade de perdoar as faltas do próximo, mesmo que seja o seu pior inimigo.
Para construir de forma verossímil os costumes e tradições do povo Chninkel, Van Hamme inspira-se tanto nos hobbits do Senhor dos Anéis como na tradição judaica. Além disso, ele combina certos diálogos com um humor fatalista centrado na decisão da má sorte, da infelicidade e do sofrimento — como quando o infeliz herói fracassa todas as vezes que tenta se unir à sua amada G'Well. Às referências cristãs — a provação no deserto, os milagres, a Última Ceia ou a crucificação, entre outras — somam-se alusões profanas. A mais evidente diz respeito ao filme 2001, Odisseia no Espaço, do qual O Grande Poder do Chninkel poderia ser uma introdução, na medida em que termina com uma sequência em que vemos australopitecos a dançar em torno de um monólito, como nos primeiros minutos do filme de Kubrick...
Liberto das restrições da cor, o traço de Rosinski floresce na representação épica de cenas de batalhas com inúmeros combatentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário