segunda-feira, 23 de maio de 2022

A nossa leitura de Mausart, uma obra de arte - Edição Arte de Autor

 

Ainda não tínhamos falado sobre "Mausart", um álbum editado recentemente pela Arte de Autor. Tínhamos primeiro que folhear e ler esta maravilha e ficámos boquiabertos com os desenhos. Se já tínhamos ficado apaixonados pela capa, então o interior é sublime, povoado de belíssimos desenhos, minuciosos mas ternurentos, um misto de pinturas clássicas com as histórias infantis de antigamente. Desde cenários da corte austríaca, ao Carnaval de Veneza, paisagens e ambientes de natureza, tudo nos encantou.

O nome Mausart mistura "mouse" com "Mozart", mas também com "arte" e não é para menos. Este livro é uma verdadeira obra de arte da autoria de Thierry Joor (argumento) e Gradimir Smudja (desenho). Os autores transportam-nos para um mundo mágico povoado por animais, de onde se destaca o pequeno Mausart, um pianista extraordinário e autodidata. 

É suposto ser destinado a um público mais jovem e a linguagem utilizada é adequada, mas na realidade, parece-nos que este é um álbum que qualquer fã de Banda Desenhada gostará de ler.

O álbum é uma edição integral, com as histórias "Mausart" e "Mausart em Veneza". Aqui ficam as sinopses.

MAUSART

"Mausart e a família vivem dentro do piano do músico oficial da corte do rei da Áustria, o lobo Salieri. Uma manhã, Mausart apercebe-se de que a casa está vazia. É uma oportunidade demasiado boa para desperdiçar, e ele salta para as teclas do piano, criando um maravilhoso trecho musical... Quis o acaso que o trecho chegasse aos ouvidos do rei e da rainha, que exigem voltar a ouvi-lo! Para conservar o seu lugar na corte, Salieri vai ter de deitar a mão ao ratinho e obrigá-lo a executar a ária sem que suas majestades desconfiem do embuste..."

MAUSART EM VENEZA

Não há muito tempo, Mausart e toda a sua família ainda viviam dentro do piano do músico oficial da corte do rei da Áustria. Mas a recente fama do ratinho veio agitar o seu quotidiano e obrigá-lo a viajar um pouco por toda a Europa, muito para lá dos confins de um simples teclado de piano. De tal forma que termina hoje uma digressão a Itália. A sua última apresentação leva-o a Veneza na altura em que se anuncia o Carnaval...









Sem comentários:

Enviar um comentário