quinta-feira, 26 de maio de 2022

Vai ser lançada no Festival de Beja uma adaptação de um policial de Fernando Pessoa - "Quaresma, o decifrador - O Caso do Quarto Fechado"

Hoje falamos de mais um livro que vai ser dado a conhecer no Festival de Beja. No Domingo, 29 de Maio, pelas 15 horas decorrerá a apresentação da novela policiária "O caso do quarto fechado" de Fernando Pessoa numa adaptação de Mário André, autor da novela gráfica "A Implosão" adaptada da obra com o mesmo nome da autoria de Nuno Júdice, lançada em 2021 e sobre a qual já aqui falámos. 

Simultaneamente será lançado o fanzine "Doce Emese Canibal"/WARS, do mesmo autor, o qual será oferecido na compra de cada um dos livros.

Numa altura em que é lançada a biografia mais completa de Fernando Pessoa, a apresentação desta novela policiária poderá ser uma "ponte" para o conhecimento mais alargado da obra do artista em que as novelas policiárias representam o seu lado menos divulgado. Esta adaptação para BD é o volume inicial de um conjunto de novelas policiárias da autoria de Fernando Pessoa.

Dados sobre o livro: Capa mole a cores,18X25, 68 paginas, biografias no verso das capas, interior a PB, 12€. Como se trata de uma edição de autor, o livro poderá ser adquirido directamente com o Mário André e os interessados poderão contactá-lo mensagem no Facebook Kustom Rats ou por email: kustomrats2017@gmail.com

Mas agora vamos saber um pouco mais sobre a história:

"Charadas, problemas de xadrez, quebra-cabeças geométricos e matemáticos – alimentava-se destas coisas e vivia com elas como com uma mulher. O raciocínio aplicado era o seu harém".

- Fernando Pessoa, sobre Quaresma, do seu prefácio.

Dr. Abílio Quaresma, o Decifrador, um médico "sem clinica e decifrador de charadas da vida real". Personagem criada por Pessoa há cerca de cem anos (1988-1935), protagonista de novelas policiárias desenvolvidas pelo famoso poeta; um género muito popular nas primeiras décadas do séc. XX, e que era secretamente seu favorito. A escrita das mesmas deu-se durante várias décadas, num conjunto de treze contos – uns mais concluídos e longos do que outros, nos quais a personagem central foi transformada em figura complexa, digna do seu panteão de alter egos.

Em "O caso do quarto fechado", Quaresma é chamado a consultar um cenário perplexante, onde está em causa o suicídio aparente mas difícil por degolação, por alguém cuja personalidade ninguém suspeitaria capaz de tal, num quarto fechado por dentro.








Sem comentários:

Enviar um comentário