quarta-feira, 26 de abril de 2023

A nossa leitura de "Go West Young Man", de Oger e vários autores - edição Gradiva BD




Continua em alta a publicação de banda desenhada dedicada ao western, e este “Go West Young Man” – edição Gradiva BD, contam-nos mais umas excelentes histórias, já que reune nada mais nada menos do que catorze, desenhadas por mais de uma dezena de desenhadores, baseado nos argumentos de Tiburce Oger, em colaboração com Hervé Richez.

Este foi um sonho de infância que Oger concretizou, pois pretendia escrever uma história e reunir uma série desenhadores para a desenhar, só que não pensou que fossem tão conhecidos e de tanta qualidade. Quem não conhece Boucq, Marini, Meyer, Rossi e ainda outros como Bertail, Blanc-Dumont, Blasco-Martinez, Cuzor, Gastine, Hérenguel, Labiano, Meynet, Prugne, Rouge, Taduc e Toulhoat? 

Foram estes que desenharam e interligaram uma série de histórias que é uma homenagem ao género western e aos seus criadores por Oger, o que torna uma mais valia para este álbum, pois estão representados vários estilos dos diversos desenhadores.

As histórias acontecem entre 1763 e 1938, sendo que tudo começa e acaba em 1938, pois o relógio que será o centro de todos os acontecimentos é que vai marcar as várias duras histórias e onde podemos perceber a conquista do oeste americano realizada com as suas clivagens e feita com base em muitas mortes e chacinas. Nesta história tudo será marcado pelo tic, tac...

É pois para nós, já um dos destaques deste ano de 2023, onde até ao momento já foram editados outros do género e que em breve daremos também destaque.

A sinopse

O percurso selvagem e violento de um relógio durante a conquista do Oeste. Um western que cheira a pólvora e a vileza…

Em catorze histórias, Go West young man relata a conquista do Oeste americano, de 1763 a 1938. Dos conflitos dos Grandes Lagos ao deserto mexicano, os destinos sucedem-se. Caçadores e pioneiros, tribos indígenas, facínoras e prostitutas irão lutar e sobreviver nas grandes planícies, nas cidades que crescem a alta velocidade e nas guerras intermináveis. Se os grandes temas são centrais neste álbum, é o lado obscuro do Homem que se destaca, apresentando o sonho americano com um sabor amargo. Racismo, genocídio, condição da mulher, guerras e miséria. Go West young man não é apenas um tributo ao western, é um tributo lúcido. De uma enorme qualidade artística.

O autor

Tiburce Oger nasceu em 1967 em La Garenne-Colombes. Obteve o bacharelato em artes plásticas, seguindo-se a entrada na escola Beaux-Arts em Angoulême, onde permaneceu durante três anos. Prosseguiu a sua aprendizagem num estúdio de desenho animado desenhando Tartarugas Ninja e o dinossauro Denver. Tiburce publicou o primeiro volume de Gorn with Vents d'Ouest. Três anos mais tarde, durante a feira do livro de Bordeaux, conheceu Denis-Pierre Filippi que se ofereceu para ler as suas histórias. Os dois juntaram forças e criaram Orull, le faiseur de nuages. Hoje, colecciona armas antigas, tem uma paixão por cavalos e é particularmente apaixonado pelos autênticos westerns. Vive actualmente na região de Charentes, a poucos quilómetros de Angoulême.





Sem comentários:

Enviar um comentário