quinta-feira, 27 de abril de 2023

A nossa leitura de "Lore Olympus - Contos do Olimpo" (parte 1 do volume 1), de Rachel Smythe - Edição Iguana


Foi com grande rapidez que lemos a primeira parte do volume 1 de "Lore Olympus - Contos do Olimpo", editada recentemente pela Iguana e cuja segunda parte tem lançamento marcado para 1 de Maio e sobre a qual falaremos amanhã.

Esta novela gráfica da autoria de Rachel Smythe, que tem vindo a alcançar um enorme sucesso, é um bestseller do New York Times e arrecadou vários prémios. Ora isso alimentou logo a nossa curiosidade e foi assim que abrimos a primeira página. A verdade é que a originalidade tanto a nível de desenho, como de argumento, prendeu-nos do princípio ao fim. 

A história recria algumas das mais conhecidas figuras e histórias da mitologia grega, mas num cenário moderno, onde não faltam os inevitáveis telemóveis. Confessamos que a única dificuldade em acompanhar o enredo deveu-se à complicada árvore genealógica, amizades e inimizades dos deuses do Olimpo. Como sabem, os nomes também não são fáceis: Poseidon, Zeus, Hera, Hades, Perséfone, Artemisa, Afrodite, Eros, só para citar alguns.
 
Bem, no fundo, este mundo de deuses é afinal muito humano, pois apesar dos super poderes de cada um, não se livram de atitudes, situações e sentimentos que podemos atribuir aos comuns mortais: escândalos, festas selvagens, ciúmes, segredos, amores impossíveis e muito ego. 

No centro da questão está uma história de um amor aparentemente impossível e improvável entre Perséfone, a jovem deusa da primavera e Hades, deus do Submundo e o que resta saber é se a forte ligação que nasceu entre os dois resistirá às suas grandes diferenças e às várias tentativas para os afastar de que são alvos. Seguiremos com atenção a continuação da história.

Uma palavra para os desenhos e páginas, que nos são apresentados com originalidade e com um estilo muito próprio que ajuda ao dinamismo e rapidez com que as cenas decorrem.



Sem comentários:

Enviar um comentário