Está patente até esta sexta-feira, dia 28 de Abril, no Instituto Camões em Lisboa, a exposição “Um novo passaporte belga sobre o tema da BD”, promovida pela Embaixada da Bélgica em Portugal. A exposição pode ser visitada na Sala de Exposições do referido instituto, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30.
Nós fomos ver a exposição e mostramos aqui algumas imagens, mas importa fazer o enquadramento do que é este novo passaporte, nas palavras do Embaixador da Bélgica em Portugal, Serge Wauthier:
"(...) O novo passaporte belga reúne o viajante estático, o sonho de viajar e a banda desenhada, a nona forma de arte muito prezada para a Bélgica, que vigiou talentosamente o seu berço. As paisagens nas páginas centrais do novo passaporte levam-nos a todos os continentes, e nós também habitamos estas paisagens, porque as personagens foram esbatidas e gostaríamos de nos ver no seu lugar... até que parecem em pormenor, quando o passaporte é submetido a uma lâmpada UV. Porque este passaporte, que ganhou um prémio internacional em Tallinn, é também um dos passaportes mais seguros que existem... para que possamos finalmente abrir as portas à verdadeira viagem e atravessar as fronteiras que nos separam.. da infinita diversidade do mundo."
Para além de pretender combater a falsificação de documentos, este passaporte pretende promover a Banda Desenhada belga, e no referido documento podem encontrar-se personagens como Lucky Luke, Blake e Mortimer, Tintin, Spirou ou os Smurfs.
Nesta nova versão do passaporte belga, estão incluídas 14 séries de BD, obras de 18 autores. Na exposição estão replicadas e aumentadas as páginas do passaporte.
Além disso, há ainda um painel com os 17 ODS (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável) com a participação dos Smurfs e Os Direitos do Homem, por Spirou.
Sem comentários:
Enviar um comentário