sexta-feira, 28 de abril de 2023

A nossa leitura de "Por Tutatis!", de Lewis Trondheim - Edição Ala dos Livros



Estávamos em pulgas e cheios de curiosidade para ler este "Por Tutatis!", editado pela Ala dos Livros, uma paródia e uma homenagem ao universo das aventuras de Astérix. Para começar, há que iniciar a leitura de espírito aberto e sem preconceitos, à semelhança do que fizemos com os álbuns de homenagem a Lucky Luke publicados pel' A Seita. Se vamos com espírito "purista" e à espera de um álbum na mesma linha dos originais, saímos desiludidos. E é por isso que logo na capa, o leitor tem o aviso "Atenção!!! Isto não é um álbum de Astérix". No entanto, se estamos à espera de ser surpreendidos com algo fora da caixa, então aí sim, tudo corre pelo melhor. E foi o que aconteceu e tivemos grande momentos de diversão com este livro. 

Lapinot é uma personagem (um coelho), criada por Lewis Trondheim, que tem já vários álbuns publicados da série "As novas aventuras de Lapinot", com mais de uma dezena de livros. Este álbum é integrado nessa mesma colecção, mas desta vez a sua aventura leva-o, sem saber como nem porquê, à aldeia dos famosos gauleses Astérix e Obélix, para onde foi teletransportado e onde o confundem precisamente com o Astérix. Tudo lhe parece surreal e estranho, nem mesmo Obélix percebe que ele é um coelho. Tenta socorrer-se dos conhecimentos que tem da sua leitura dos álbuns criados por Goscinny e Uderzo, mas nem tudo é o que parece, a poção mágica causa uma enorme secura e fraqueza quando perde o seu efeito e nas lutas com os romanos, os intervenientes magoam-se mesmo! Claro está que há sempre o vilão da história e alguns clichés (não faltam alguns elementos tradicionais como os piratas e o banquete).

Resumindo, é um livro inteligente e divertido, de leitura rápida e fácil, com muitas referências e brincadeiras com o universo dos gauleses e com as personagens tão nossas conhecidas. Os desenhos caricaturais, são leves e coloridos e no conjunto, entendemos que esta obra não ofende a série nem os seus criadores. É antes uma bela forma de homenagear Astérix e Obélix e os seus criadores.

Uma palavra para o seu autor, Lewis Trondheim. Nascido em Fontainebleau, França, em 1964, Lewis Trondheim é um dos mais prolíficos autores de banda desenhada da sua geração e um dos fundadores, em 1990, e em parceria com os autores Jean-Christophe Menu, Stanislas, Matt Konture, Killofer e David B da editora francesa independente L'Association. Entre outros prémios e reconhecimentos, destaca-se o Grande Prémio no Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, em 2006. A sua obra, bastante vasta, conta com dezenas de álbuns publicados, como "Mister i" e "Mister O", ou ainda "A Mosca". Para além desta série de Lapinot, Trondheim conta ainda com séries como "Donjon" ou "Le Roi Catastrophe".





Sem comentários:

Enviar um comentário