Este é o novo e terceiro volume das novelas policiárias de Fernando Pessoa, da autoria de Mário André e com o título "A Morte de Dom João".
Este novo livro será lançado pelo autor no dia 9 de Junho (domingo) no Festival de BD de Beja no próximo fim de semana.
A série Quaresma, o Decifrador, representa a primeira vez que as obras policiais do mais famoso poeta português do séc. XX são adaptadas à banda desenhada, tendo início em 2022, com O Caso do Quarto Fechado (no 17º FIBDB) e Crime (no 33º Amadora BD). Este novo livro perfaz a 14ª vez que Fernando Pessoa ou a sua obra surge em BD, como é referido no artigo de Daniel Maia, em posfácio. Dr. Abílio Quaresma é uma personagem ficcional criada há mais de um século por Fernando Pessoa (1888-1935), protagonista das suas novelas policiais, um género muito popular nas primeiras décadas do séc.XX e que era secretamente seu favorito. A escrita deu-se durante duas décadas, resultando num conjunto de treze contos – uns concluídos, mas a maioria incompletos –, nos quais o protagonista exerce as suas incomuns capacidades na arte de raciocínio dedutivo, no processo quase sendo elevado a integrar o panteão de heterónimos do poeta.
A história
Em Quaresma, o Decifrador – A Morte de Dom João, o Dr. Quaresma, o médico sem clínica e ávido decifrador de charadas da vida real, é chamado a intervir num caso de homicídio violento, em que a vítima é morta em casa, num assassinato quase testemunhado por um guarda na ronda nocturna e por grupo de jovens no regresso a casa, em moradia fechada por dentro e donde nenhum criminoso saiu… O que terá motivado tal acto e que solução para esta implausível ordem de ocorrências? Sem piedade pelo morto ou sequer desejo de justiça, mas também sem simpatia pelo criminoso, Quaresma decifra!
Ficha técnica
Sem comentários:
Enviar um comentário