Quando 7 Senhoras recebeu o prémio revelação Amadora BD 2023, não conhecíamos a obra. Ficámos curiosos e no Natal comprámos o livro, uma edição de autor da Margarida Madeira. Um livro de formato pequeno, mas muito cuidado, delicado, com muita qualidade. Lemos as histórias de um só fôlego e ficámos impressionados com a sensibilidade e maturidade da autora, quer ao nível da narrativa quer ao nível dos desenhos.
Meses volvidos, ficámos surpreendidos por ver que a Ala dos Livros, apostava neste livro e na sua autora, anunciando uma reedição da obra, numa versão aumentada e com um extra, uma história adicional. E para culminar, a Alexandra Sousa, da equipa do Juvebêdê foi convidada a integrar um grupo de 7 Mulheres, para apresentar o livro das 7 Senhoras.
E tal como referiu nessa apresentação, na sua opinião um bom livro tem várias características e algumas delas podem ser quando a história nos abre os horizontes, nos faz viajar no tempo ou no espaço e nos remete para recordações pessoais. No fundo, quando o leitor se identifica com a história. E é isso que acontece com as 7 Senhoras, que embora retrate mulheres que a autora conheceu e que de certa forma a marcaram, quase todos nós conhecemos também, ao longo da nossa vida, figuras femininas com alguns aspectos semelhantes.
As histórias que a Margarida Madeira nos conta são muito simples, tocantes e singelas, mas ao mesmo tempo têm muito dentro delas. E os desenhos casam na perfeição com as histórias, desenhos simples, ternurentos (fofinhos, mesmo) e coloridos com cores suaves.
Se a edição pequenina já era boa, esta sua versão aumentada ajuda a que as histórias brilhem ainda mais. Aguardamos agora por mais histórias contadas e desenhadas pela autora.
Sem comentários:
Enviar um comentário