terça-feira, 26 de novembro de 2024

Novidade: Blake & Mortimer estão de regresso com Assinado "Olrik" - edição ASA

 



A dupla Blake & Mortimer estão de regresso para mais uma aventura cheia de emoção e drama, onde não vai faltar o nosso conhecido Olrik num papel de... "amigo"! Curioso...

Este álbum tem argumento de Yves Sante e desenho de André Juillard (1948-2024) recentemente desaparecido em julho passado.

Estamos curiosos para o ler e dar a nossa opinião, mas sem purismos, pois aceitamos que com Edgar P. Jacobs não há comparações, pois estes personagens foram criado por ele e isso ninguém o pode negar.

A edição deste Blake & Mortimer é o número 30 numa edição da ASA.

A sinopse

Um novo grupo independentista da Cornualha, o Free Cornwall Group, está a operar na pequena cidade de Sainte Corineus. Enquanto protestam contra o fluxo de novos migrantes económicos, o grupo procura o lendário tesouro do Rei Artur e a sua famosa espada, Excalibur.

Blake é então enviado para o local para desmantelar a organização e impedir o triste desígnio do seu líder, um certo “Grande Druida”.

Ao mesmo tempo, no Centro de Investigação Científica e Industrial de Londres, o Professor Mortimer apresentou uma das suas novas invenções revolucionárias: uma escavadora de bolso, “The Mole”. Para testar a resistência deste feito tecnológico, a imprensa britânica anuncia que “a Toupeira” será enviada para a Cornualha.

Neste novo álbum, Blake e Mortimer procuram frustrar os ataques de um pequeno grupo independentista com a ajuda de um aliado essencial e inesperado... o próprio Coronel Olrik! Mas podemos confiar nele para “amigo”?

Os autores

Yves Sente nasceu em Bruxelas em 1964. Depois de concluir seus estudos em Ciência Política em fevereiro de 1991, ingressou no mundo editorial como editor-chefe das Éditions du Lombard, da qual se tornou diretor editorial dois anos depois.
Em 1998, propôs anonimamente à Dargaud o argumento do livro “Conspiração Voronov”. Esta história, que se passa na URSS no auge da Guerra Fria, foi aceita pelo editor e designer André Juillard e começou ai a parceria entre ambos nas Aventuras de B&M.


André Juillard nasceu em Paris em 9 de junho de 1948. Muito rapidamente, a paixão pelo desenho apareceu. Em criança a leitura de Hergé, Edgar P. Jacobs, Jacques Martin e Bob De Moor da grande época fazem dele um especialista, ainda inconsciente, da linha clara.

Depois de concluir o bacharelado em 1967, matriculou-se em Artes Decorativas em Paris, onde conheceu Martin Veyron e Jean-Claude Denis. No início da década de 1970, realizou diversos cursos de desenho em Vincennes ministrados por Jean-Claude Mézières e Jean Giraud. Em 1974, estreou-se na ‘Formula 1’, com “La Longue Piste de Loup-Gris”, western com roteiro de Claude Verrien. Em 2000, desenha a sua primeira aventura de Blake e Mortimer baseada num roteiro de Yves Sente, “La Machination Voronov”. Em 2003 e 2004, a mesma equipa publicou o díptico “B&M -Os Sarcófagos do 6.º Continente”, seguido, em 2006, de “B&M- O Santuário de Gondwana”.

Desenhador de estilo realista e até acadêmico, André Juillard soube juntar a sua personalidade, a uma forma e clareza elegante ao mundo da BD. Exigente consigo mesmo, grande trabalhador, sempre procurou introduzir mais espontaneidade nos seus traços, principalmente na pintura. Este notável domínio do desenho através da banda desenhada exerceu uma forte influência sobre inúmeros ilustradores, tornando-se, dessa forma o líder de uma “escola”.

André Juillard deixou-nos a 31 de julho de 2024, aos 76 anos.





Sem comentários:

Enviar um comentário