quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Novidade: A Seita lançou "Os Indomados", o novo álbum da colecção Lucky Luke visto por...



Chegou um dos mais esperados lançamentos do ano, o novo álbum da colecção Lucky Luke visto por..., desta vez por Blutch, um dos mais conhecidos autores da BD franco-belga contemporânea, e já galardoado com o Grande Prémio da Cidade de Angoulême. "Lucky Luke: Os Indomados" é o sexto volume da colecção, e talvez o que mais de perto homenageia os autores clássicos do cowboy que dispara mais rápido que a própria sombra, numa aventura divertida, cheia de piscares de olhos aos vilões e personagens e situações dos álbuns mais conhecidos de Morris.

Blutch cultiva uma visão algo alternativa e sonhadora na nona arte. Com este álbum, presta homenagem a uma das suas personagens preferidas, que o ajudou a definir-se como autor, numa história original e invulgar, em que o cowboy que “dispara mais depressa do que a sua própria sombra” é promovido a “cara pálida que atira primeiro e vê depois”!

Como sempre, a edição d' A Seita inclui um extenso caderno de extras, inédito na versão francesa, com esboços, exemplos de planificação, uma biografia e uma entrevista com o autor. Mais ainda, e de especial interesse para os fãs da Blutch (ou para aqueles que acabam de descobrir a sua obra), este livro tem uma história curta de cinco páginas, criada em 1989, de Pecos Jim, uma personagem de western, num episódio em que ele se encontra com um tal de... Luke, o Sortudo! 

Deste álbum fizeram-se duas edições distintas, uma normal, e uma com uma capa exclusiva da Wook, de 200 exemplares, 100 dos quais serão vendidos numa caixa que inclui um ex-libris e dois prints, numerados de 1 a 100.

A sinopse:

Para Lucky Luke, é o descanso. Uma última missão, e finalmente a paz... Pelo menos é nisso que acredita, antes de uma miúda obstinada o ameaçar com uma arma, gritando "Mãos para cima, coiote!" Lucky Luke vai descobrir que esta menina, Rose, vive sozinha numa cabana isolada com o seu irmão Casper, depois dos seus pais terem desaparecido. Lucky Luke decide levá-los de volta ao xerife da cidade... Mas rapidamente percebe que até lá terá de brincar às "amas" com estas crianças particularmente endiabradas! Um papel totalmente inesperado para ele...

Segundo A Seita este álbum "Os Indomados" é mais uma das homenagens a Lucky Luke, em que a Lucky Comics tem sido pródiga, e talvez uma das mais sensíveis e mais certeiras na sua vontade de reencontrar o espírito de Morris e dos álbuns originais da série, comparando com os outros álbuns da colecção Lucky Luke visto por... Cheia de piscares de olhos aos livros de Morris e de Goscinny, e cheio de personagens divertidos, desde os dois endiabrados miúdos que vão tornar a vida de Lucky Luke infernal, aos xerifes mais preocupados com a burocracia e a papelada, passando pelo índio que rebaptiza o nosso herói e pelo gang de bandidos clássicos, este álbum é talvez o mais próximo dos originais, num desenho ao mesmo tempo clássico, mas subtilmente cheio do traço mais aventuroso de Blutch. Blutch que admite ter colocado em cena os seus próprios filhos, incluindo o seu mais novo, autista, que inspira a desarmante personagem de Casper. Este é talvez um dos mais conseguidos álbuns de homenagem a Lucky Luke, por um dos grandes autores contemporâneos.







Sem comentários:

Enviar um comentário