É sempre bom serem publicados ou reeditados álbuns que tem já várias décadas, como o caso deste que foi o primeiro da caminhada de Lucky Luke, "A Mina de Ouro de Dick Digger", com desenho e argumento de Morris (1923-2001).
Aqui um dos pontos interessantes é recuar às origens do desenho inicial de Morris e que foi tendo uma evolução no desenho à medida que foi fazendo mais álbuns, e a diferente é muito notória desde este primeiro álbum comparado com a evolução dos outros álbuns desenhados por Morris, e claro posteriormente quando teve como argumentista René Goscinny (1926-1977), onde foram criados álbuns extraordinários.
Um bom regresso à origem de onde tudo começou para Lucky Luke, neste primeiro álbum A Mina de Ouro de Dick Digger", com desenho e argumento de Morris.
A sinopse
Tendo o seu cavalo Jolly Jumper como único companheiro, “o homem que atira mais rápido que sua própria sombra” faz a ordem e a justiça reinarem em uma fantasia de Faroeste mil vezes mais real do que a realidade.
Perseguindo os terríveis irmãos Dalton ou cruzar com diversos personagens históricos, Lucky Luke faz-nos descobrir com bom humor o lado avesso da conquista do Ocidente.
O autor
O criador de Lucky Luke começa a trabalhar aos 20 anos como colorista num estúdio belga de desenhos animados. Mais tarde colabora com Franquin, Will e Jijé, tendo sido designados como o “Bando dos Quatro”. Depois de se ter mudado para os EUA onde viveu 6 anos, Morris regressa à Europa em 1955, para trabalhar com Goscinny, que entretanto tinha conhecido. Em 1987, assina a série "Rantanplan", que se viria a revelar outro grande sucesso. Sendo um dos raros autores que dedicou toda a sua obra a um só herói. Já em 1992, em Angoulême, recebe o Grande Prémio Especial. Morris morre em Julho de 2001.
Sem comentários:
Enviar um comentário