quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

A nossa leitura de "Na cabeça de Sherlock Holmes", de Cyril Lieron e Benoit Dahan - co-edição Arte de Autor e A Seita

 

"Na cabeça de Sherlock Holmes" é um livro tão extraordinário, tão original e rico em pormenores que se esta edição não ganhar prémio algum, é porque algo está errado.

Em boa hora a Arte de Autor e A Seita se juntaram para editar esta maravilha. Completamente fora da caixa, começa por um recorte na capa, do perfil do famoso detective. e é composto pelas duas partes da história, portanto uma edição integral. 

Esta obra genial, leva-nos ao interior da não menos genial cabeça de Sherlock Holmes, conseguindo perceber a sua linha de raciocínio durante a investigação de um caso complexo "O Caso do Bilhete Escandaloso". E o engraçado é que essa linha (de cor vermelha) aparece na página onde lhe é despertado o interesse em investigar e está presente e liga todas as páginas até ao final.

Como todos os génios, as questões menores já não representam desafios e por isso Sherlock está numa fase aborrecida e desinteressada da vida. Mas ao ter conhecimento de um acontecimento estranho, Sherlock Holmes entusiasma-se como já não acontecia e acompanhado por Watson, vai percorrer vários locais e encontrando vários indícios, que juntamente com a sua vasta experiência os vão levando, pouco a pouco a descobrir um enorme mistério.

A riqueza de pormenores de casa página, leva a uma leitura demorada e cuidada, para que nada nos passe despercebido, tal como ao detective. A sua cabeça é tida como uma espécie de sótão onde ele se vai recorrendo dos seus arquivos e armazenando os indícios. A originalidade de cada prancha, com formas e sequências fora do comum também nos levam a ter redobrada atenção para lermos na sequência correcta e só nos fazia pensar na trabalheira que os editores tiveram na legendagem, porque não estamos perante páginas clássicas com balonagem simples.

Portanto repetimos que esta é uma edição mesmo muito especial, indispensável para quem gosta de uma boa história e de um bom (excelente) livro de banda desenhada.





Sem comentários:

Enviar um comentário