Já está nas livrarias esta novidade editorial infantil, muito especial. «As Sementes do Céu», editado pela Caminho, é o novo livro do Mia Couto, com ilustrações de Susa Monteiro. Fala sobre a preservação do meio ambiente e apela ao diálogo entre gerações.
«As Sementes do Céu» é um conto de grande atualidade, narrado com sensibilidade e poesia, que brota do silêncio e da espera pelo momento certo de nascer. Uma história que convida à reflexão sobre a preservação do meio ambiente e ao diálogo entre gerações, assinado por uma dupla de autores de reconhecida qualidade literária e artística, que aqui se reúne pela primeira vez num álbum ilustrado.
A sessão de apresentação decorrerá no dia 25 de novembro, às 18h30, no Palácio Galveias, em Lisboa. O livro será apresentado por António Bagão Félix, em conversa com o autor e a ilustradora Susa Monteiro.
«Um dia, o avô espreitou pela janela e contemplou as montanhas. Deu um passo atrás, com as mãos no peito, como se lhe faltasse o ar. Apontou para o topo dos montes, lá onde vivia uma imensa floresta. Agora, restava apenas areia e pedra. Tinham cortado as árvores todas.»
Sobre o autor e a ilustradora:
Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções, foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Jesusalém foi considerado um dos 20 livros de ficção mais importantes da «rentrée» literária francesa por um júri da estação radiofónica France Culture e da revista Télérama. Em 2011 venceu o Prémio Eduardo Lourenço, que se destina a premiar o forte contributo de Mia Couto para o desenvolvimento da língua portuguesa. Em 2013 foi galardoado com o Prémio Camões e com o prémio norte americano Neustadt. Em 2015 foi finalista do The Man Booker Prize. O seu livro Compêndio Para Desenterrar Nuvens ganhou o Grande Prémio do Conto Branquinho da Fonseca APE | Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I, 2023. Já em 2024 obteve o Prémio Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México).
Susa Monteiro nasceu em 1979, em Beja. Estudou Realização Plástica do Espetáculo e Cinema de Animação, tendo trabalhado em teatro e cinema até 2005. Desde então, dedica-se exclusivamente à ilustração e à banda desenhada. Tem ilustrado livros, cartazes e publicações diversas, colaborando com vários jornais e revistas portuguesas —entre os quais a Visão, onde ilustrou as crónicas de Mia Couto. Expõe o seu trabalho, individual e coletivamente, em Portugal e no estrangeiro. É autora e ilustradora do livro Sonho, uma narrativa contada exclusivamente através de imagens que lhe concedeu, em 2018, o prémio de Melhor Ilustradora Portuguesa do festival Amadora BD e uma Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração.

Sem comentários:
Enviar um comentário