quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Novidade Caminho: As Sementes do Céu, um livro infantil de Mia Couto com ilustrações de Susa Monteiro

 


Já está nas livrarias esta novidade editorial infantil, muito especial. «As Sementes do Céu», editado pela Caminho, é o novo livro do Mia Couto, com ilustrações de Susa Monteiro. Fala sobre a preservação do meio ambiente e apela ao diálogo entre gerações.

«As Sementes do Céu» é um conto de grande atualidade, narrado com sensibilidade e poesia, que brota do silêncio e da espera pelo momento certo de nascer. Uma história que convida à reflexão sobre a preservação do meio ambiente e ao diálogo entre gerações, assinado por uma dupla de autores de reconhecida qualidade literária e artística, que aqui se reúne pela primeira vez num álbum ilustrado.

A sessão de apresentação decorrerá no dia 25 de novembro, às 18h30, no Palácio Galveias, em Lisboa. O livro será apresentado por António Bagão Félix, em conversa com o autor e a ilustradora Susa Monteiro.

«Um dia, o avô espreitou pela janela e contemplou as montanhas. Deu um passo atrás, com as mãos no peito, como se lhe faltasse o ar. Apontou para o topo dos montes, lá onde vivia uma imensa floresta. Agora, restava apenas areia e pedra. Tinham cortado as árvores todas.» 

Sobre o autor e a ilustradora:

Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções, foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Jesusalém foi considerado um dos 20 livros de ficção mais importantes da «rentrée» literária francesa por um júri da estação radiofónica France Culture e da revista Télérama. Em 2011 venceu o Prémio Eduardo Lourenço, que se destina a premiar o forte contributo de Mia Couto para o desenvolvimento da língua portuguesa. Em 2013 foi galardoado com o Prémio Camões e com o prémio norte americano Neustadt. Em 2015 foi finalista do The Man Booker Prize. O seu livro Compêndio Para Desenterrar Nuvens ganhou o Grande Prémio do Conto Branquinho da Fonseca APE | Câmara Municipal de Cascais | Fundação D. Luís I, 2023. Já em 2024 obteve o Prémio Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México). 

Susa Monteiro nasceu em 1979, em Beja. Estudou Realização Plástica do Espetáculo e Cinema de Animação, tendo trabalhado em teatro e cinema até 2005. Desde então, dedica-se exclusivamente à ilustração e à banda desenhada. Tem ilustrado livros, cartazes e publicações diversas, colaborando com vários jornais e revistas portuguesas —entre os quais a Visão, onde ilustrou as crónicas de Mia Couto. Expõe o seu trabalho, individual e coletivamente, em Portugal e no estrangeiro. É autora e ilustradora do livro Sonho, uma narrativa contada exclusivamente através de imagens que lhe concedeu, em 2018, o prémio de Melhor Ilustradora Portuguesa do festival Amadora BD e uma Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração.


Sem comentários:

Enviar um comentário