Foi dos melhores livros de banda desenhada que lemos em 2025. Já tínhamos gostado da obra "O Mergulho", do mesmo autor e igualmente editada pela Ala dos Livros, mas onde Victor L. Pinel tinha apenas participado com o desenho. Desta vez, além do desenho, Pinel revela-se como um excelente argumentista.
Peças é uma banda desenhada fortemente simbólica, tendo em conta que apresenta várias pequenas histórias de personagens que vão acabar por se cruzar e cada personagem tem características que de alguma forma representam a forma como as peças de xadrez se movem. Assim, vamos ver como se movem e actuam os peões, os bispos, os cavalos, as torres, a rainha e o rei, num tabuleiro de jogo que neste caso, representa a vida.
Peças é uma obra de uma elevada carga emocional, ao mesmo tempo delicada e de enorme sensibilidade no que toca aos comportamentos humanos, fragilidades e forças. Usando o xadrez como metáfora da vida, entre a realidade e o simbolismo vamos conhecendo as várias personagens, de uma forma muito bonita e contemplativa, com um ritmo que convida à reflexão. As histórias de vida de cada personagem, homens e mulheres, velhos e novos, envolvem acontecimentos como na vida real, com escolhas, perdas, paixões, recordações, desencontros, sonhos e desilusões.
Um livro para ler e reler, muito especial, ideal até para quem acha que não gosta de banda desenhada.




Sem comentários:
Enviar um comentário