Uma biografia de José Saramago - O Neto do Homem mais Sábio, de Tomás Guerrero (autor de BD e ilustrador radicado na Galiza) e prefácio de Valter Hugo Mãe, é uma reedição editada pela Porto Editora e oferece uma perspetiva única sobre a vida e o legado do escritor
«O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever.»
Esta frase fez parte do discurso de Saramago ao receber o Prémio Nobel em 1998 e é o ponto de partida da narrativa de O Neto do Homem mais Sábio, publicado pela Porto Editora.
O homem a quem o escritor se referia era Jerónimo Melrinho, o seu avô analfabeto, que nesta novela gráfica de Tomás Guerrero se torna o guia do leitor. Através da conversa com Ricardo Reis, o heterónimo de Fernando Pessoa que Saramago transformou em personagem literária no romance O Ano da Morte de Ricardo Reis, Melrinho conduz-nos numa viagem que funde realidade e ficção.
O livro revisita, assim, os momentos marcantes do percurso do escritor, desde a infância humilde na Azinhaga do Ribatejo até aos seus últimos dias na ilha de Lanzarote. Ao mesmo tempo, revela a dimensão humana e intelectual da sua obra.
Esta novela gráfica de homenagem ao autor José Saramago, chegou às livrarias no dia 13 de novembro e é uma celebração da literatura portuguesa.
O autor - Tomás Guerrero
Autor de BD e ilustrador radicado na Galiza, tem dividido a sua carreira pelas áreas da animação, ilustração e novela gráfica, com assinalável sucesso.



Sem comentários:
Enviar um comentário