quarta-feira, 12 de novembro de 2025

A nossa leitura de "O meu amigo Kim Jong-Un", de Keum Suk Gendry-Kim - edição Iguana


Esta foi a quarta obra que lemos da autora Keum Suk Gendry-Kim, e ficou provado mais uma vez o talento e a capacidade incrível da autora, de nos contar histórias dramáticas e verdadeiras, através da sua enorme sensibilidade quer através da escrita, quer através do desenho.

Em "O meu amigo Kim Jong-Un" a autora leva-nos a conhecer a vida do ditador, desde a sua infância, ao mesmo tempo que nos ensina sobre a história do conflito entre as duas Coreias. 

Assim, ficamos com uma ideia mais próxima dos traços de personalidade de Jong-Un, das coisas que ele mais gosta, dos seus passatempos, das suas amizades. Estamos perante um livro documental, de investigação, pois Gendry-Kim entrevistou jornalistas, amigos, desertores norte-coreanos e até o ex-presidente sul-coreano Moon Jae-in. Porém, a autora combinou os factos que reuniu nesses depoimentos com as suas reflexões pessoais, tendo em conta que mora muito perto da fronteira entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte e vive em constante clima de tensão, o que lhe provoca ansiedade e medo. 

Segundo as palavras de Gendry-Kim, este livro constitui também uma mensagem de urgência pela paz. Não se trata apenas de um livro biográfico sobre o ditador coreano, uma vez que acaba por ser mais abrangente, pois ficamos mais elucidados sobre os motivos da divisão das Coreias, sobre as consequências da guerra e mais do que tudo, sobre o impacto que a separação teve na população - famílias divididas, a pobreza, o sofrimento silencioso.

É uma obra de grande profundidade e grande alcance, que nos leva a conhecer muito mais sobre uma realidade tão distante da nossa cultura e da nossa geografia e sobre a qual apenas vamos conhecendo pela comunicação social. 







Sem comentários:

Enviar um comentário