O que haverá mais para dizer sobre Mafalda, a extraordinária personagem criada por Quino? Praticamente nada. E não queremos aqui estar a repetir muito o que já dissemos em livros anteriores. Quando é lançado uma nova edição, com uma compilação de tiras, poderíamos pensar que era mais do mesmo, mas a Mafalda continua a encantar, a divertir-nos e a ensinar-nos tanta coisa, que é impossível não gostar de reler.
Gostámos particularmente da selecção de tiras deste "Mafalda - A pequena filósofa". É cada uma melhor do que a outra e consideramos que este livro é superior ao anterior "O que é o amor?".
A genialidade de Quino está presente em todas as páginas, com tiras fantásticas, que são já tão antigas, mas que continuam a ser tão actuais. E é aí que reside o génio. Ter conseguido produzir uma obra que é intemporal e que por mais que voltemos a ler, é sempre um enorme prazer.
As reflexões da Mafalda são tão simples quanto desconcertantes, e as verdades que diz sobre o estado do mundo chegam a fazer-nos sentir vergonha enquanto membros da humanidade. Felizmente que nos conseguem divertir ao mesmo tempo, senão entraríamos em depressão.
A edição é da Iguana.




Sem comentários:
Enviar um comentário