Podíamos dizer que o Luís Louro este ano fez um hat trick, mas não seria correcto porque não foram apenas três grandes feitos em 2025, foram muitos mais. Mas a distinção máxima ocorreu ontem, tendo-lhe sido atribuída, pelo Presidente da República, a Comenda da Ordem de Mérito. Um acontecimento não só inesquecível na vida do autor, mas de grande importância para a elevação da banda desenhada nacional.
A Ordem de Mérito destina-se a galardoar actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da colectividade. Na área da banda desenhada, já havia sido atribuída em 2024 e a título póstumo, a José Ruy, a distinção como Grande Oficial da Ordem de Mérito.
Mas o Luís Louro, perdão, o Senhor Comendador, em 2025 não alcançou só esta distinção. Neste ano em que celebra os seus 40 anos de carreira, lançou a sua maior obra "Os Filhos de Baba Yaga" (que esgotou e que vai já na 2.ª edição), teve exposições nos principais festivais de banda desenhada do país (Coimbra, Maia, Beja e Amadora), viu os CTT lançarem uma colecção de selos dedicada à sua obra, recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Lisboa e no Festival Amadora BD ganhou o tão almejado Prémio de Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português, com Os Filhos de Baba Yaga (A Seita e Arte de Autor).
Pelo meio ainda foi lançada a chancela editorial Folha de Louro, pel' A Seita, a Câmara Municipal de Sesimbra organizou uma exposição alusiva aos seus 40 anos de carreira, ganhou o Prémio Carreira Vinhetas d' Ouro e, mais recentemente a editora Escorpião Azul lançou o livro "Uma vida a trabalhar para o boneco", dedicado à sua obra, de Francisco Lyon de Castro, que conta com a participação de 42 fãs e amigos, entre os quais a equipa do Juvebêdê. E por falar em Juvebêdê, não podemos deixar de destacar que no meio de tudo isto, o Luís Louro foi o responsável pela capa da nossa 100.ª edição, facto que muito nos orgulha.
Um ano muito especial, de um autor muito especial. Parabéns Luís!
As imagens foram gentilmente cedidas pela Luísa Louro.


Sem comentários:
Enviar um comentário