quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Novidade: Butterfly Chronicles é o novo livro de João Mascarenhas e foi lançado no Amadora BD


Uma das novidades da Escorpião Azul no Festival Amadora BD foi este livro de João Mascarenhas "Butterfly Chronicles". Com uma protagonista que reconhecemos logo, por causa do João ter feito um desenho a celebrar a nossa edição 100 já com a Hanako-san. 

A sinopse do livro:

A equipa de Investigação em Bio Robótica da Universidade de Kymera, em Tóquio, desenvolve um sistema que permite aceder à informação comportamental “gravada” nos genes de uma espécie animal, a chamada “memória da espécie”, e que vai ser utilizada no auxílio à programação dos movimentos de robôs do desporto “Droidball”. Contudo, são surpreendidos com o facto de conseguirem aceder não apenas à memória da espécie, mas também à memória do indivíduo ao qual pertence o material genético.

Hanako-san, uma estudante do primeiro ano do curso de Bio Robótica, que trabalha no desenvolvimento dos sistemas de leitura da informação contida no material genético, auxiliando o Professor Manabu-sensei e a sua equipa, é a protagonista principal da história. Uma trama onde se cruzam estudantes, ciência, robôs, cultura japonesa, desporto, humor, música, Banda Desenhada e grupos criminosos, num resultado arrebatador e comovente.

A abordagem narrativa de Butterfly Chronicles promove um duplo envolvimento cognitivo, em que a dimensão estética aumenta a compreensão, facilita a divulgação de teorias complexas, as implicações éticas e sociais dos avanços científicos, e fomenta a reflexão crítica sobre vários temas junto de um público alargado. Através da lente da Banda Desenhada, a ciência e a tecnologia, mesmo especulativas, enquanto meios multifacetados, tornam-se mais inteligíveis e acessíveis.

Estando atento aos desenvolvimentos científicos em várias áreas do saber, o autor elaborou a trama de Butterfly Chronicles, onde parte de uma base científica para o que se poderá denominar de “Especulação Científica”. Nela são abordados temas científicos possíveis, mas introduzindo simultaneamente alguma “especulação” sobre os mesmos, lançando de igual modo um alerta ético sobre a forma de utilização dos avanços da Ciência.

Como corolário, o autor irá usar nos autógrafos do livro, uma tinta que contém o seu ADN.

O Autor:

João Mascarenhas, engenheiro, Investigador Científico na área dos Materiais e autor de Banda Desenhada, tem harmonizado estas suas valências de forma a trazer a Ciência ao grande público, em forma de 9a Arte. Desde há mais de 40 anos, tem elaborado Bandas Desenhadas que têm divulgado actividades científicas e técnicas (IR&D) na sua área de investigação. IR&D que cobre não apenas acções nacionais, mas também ao nível europeu, desenvolvidas estas em projectos e universidades. As suas histórias em Banda Desenhada têm sido publicadas em revistas, livros e outras publicações de cariz científico e técnico, um pouco por todo o mundo. Actualmente, está a desenhar uma Banda Desenhada em catorze línguas, para a divulgação junto do grande público, do trabalho desenvolvido num projecto europeu. Claro está, além das Bandas Desenhadas de índole mais pessoal, e publicadas em diversos álbuns.





Sem comentários:

Enviar um comentário