sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

A nossa leitura de "1629... ou a história apavorante dos náufragos do Jakarta" - edição Arte de Autor

 


Já havíamos aqui publicado a opinião de Miguel Cruz sobre este livro, editado em Portugal pela Arte de Autor. Por aqui, concluímos a sua leitura há poucas semanas e pudemos confirmar o que já sabíamos de antemão. Que "1629 ... ou a história apavorante dos náufragos do Jakarta", com o subtítulo "O Boticário do Diabo", é um extraordinário livro de Banda Desenhada.

O argumento é de Xavier Dorison, já com provas dadas de excelentes histórias, como a série "O Castelo dos Animais" (Arte de Autor), "Undertaker" (Ala dos Livros) e "Long John Silver" (ASA). O desenho é da responsabilidade de Thimothée Montaigne que demonstra aqui ser de grande qualidade.

Começando pela capa, fantástica, logo ali dá para perceber que estamos perante uma edição de peso. Esta é a primeira parte da história, que nos arrebatou logo pela qualidade do seu conjunto: narrativa e desenho, com páginas incríveis e impactantes. O livro é daqueles que nos remete para cenários cinematográficos, para filmes como "A Revolta na Bounty" ou outros do género que realçam a dureza da vida no mar de outros tempos.

A narrativa é sombria e violenta e o leitor não é poupado a nada. Nesta aventura há ambição, roubo, crueldade, intrigas e mentiras. Tudo acontecendo com bom ritmo que não nos faz deixar a leitura para o dia seguinte. Tal como um bom filme, temos que rapidamente terminar para saber como termina. Neste caso o pior (ou o melhor) é que ainda não terminou. Haverá uma segunda parte, pela qual esperamos ansiosamente.   






Sem comentários:

Enviar um comentário