sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

A nossa leitura de Vincent e Van Gogh, de Gradimir Smudja - edição Arte de Autor

 


Um argumento bizarro e delirante a par de desenhos geniais. É assim que podemos resumir esta edição integral da autoria de Gradimir Smudja, editada pela Arte de Autor.

O livro conta com dois volumes, o primeiro "Vincent e Van Gogh" e o segundo "Três Luas" e através das duas personagens centrais Vincent (o gato) e Van Gogh (o pintor) e de muitas peripécias rocambolescas, vamos assistindo ao longo de cada página, a um verdadeiro hino não só à pintura, mas a várias artes, como a escultura, o cinema e a banda desenhada e muitas homenagens a vários artistas desde Pablo Picasso, Paul Gaugin, Claude Monet, Delacroix, Degas, Brigitte Bardot, Marilyn Monroe, Alfred Hitchcok, Hergé, entre outros. 

Cada página é uma obra de arte e um deleite para a vista. O argumento é estranho e meio doido, mas acabamos por nos envolver na forma como o autor e o seu sentido de humor, nos leva a viajar um pouco pela história de grandes figuras do mundo artístico e de obras emblemáticas. Aqui, nestas páginas, o que parece pode não ser e o que não parece pode ser verdade. Estamos no meio de um sonho esquisito e surreal, um delírio artístico cuja leitura é indispensável.







Sem comentários:

Enviar um comentário