E no dia 12 foi anunciado o vencedor do Prémio BD Fnac France Inter deste ano, referente às BD publicadas em 2023, e que tenham merecido um destaque por parte dos leitores de BD da FNAC, sucedendo ao excelente, mas duro e algo controverso, “Perpendiculaire au Soleil” de Valentine Cuny le Callet.
E o vencedor foi “Les Guerres de Lucas” de Laurent Hopman, jornalista e fã confesso de Star Wars (bem vindo ao grupo!) e de Renaud Roche, que tem feito carreira no desenho de animação. Quando aqui fiz menção aos finalistas, manifestei a minha preferência por esta BD, de entre o conjunto das 5 BD em liça, pelo que só posso manifestar a minha satisfação, por achar bem merecido este prémio, que implicará um destaque de divulgação em França, quer através da FNAC, quer através da rádio France Inter.
Esta longa BD, de mais de 200 páginas, é uma biografia parcial de George Lucas, que conta vários episódios da sua juventude e que mergulha nos bastidores da preparação e filmagens de “A Guerra das Estrelas” de 1977, o que nos permite cruzar vários outros personagens bem conhecidos. A capa, aliás, torna muito evidente ao que vamos!
O que posso aqui transmitir é que, se gostam do filme e têm curiosidade mínima sobre o personagem e sobre o filme, esta leitura será um sucesso garantido. Os detalhes são muitos, a sequência narrativa agarra-nos e não nos larga até ao fim, e a leitura é muito agradável. O desenho é muito bom no tocante ao movimento, e à transição narrativa. É detalhado e a composição de página muito “limpa”. Vale a pena.
Parabéns aos vencedores, e aqui fica a expectativa pela edição em português. Das edições Deman.
Sem comentários:
Enviar um comentário