segunda-feira, 3 de outubro de 2022

A nossa leitura de "O Jardim Secreto" - edição Fábula


Concluímos a leitura de mais uma novela gráfica, para a camada mais jovem (e isso da idade é muito relativo), desta vez "O Jardim Secreto". Gostámos bastante de mais esta adaptação de livros infantis para Banda Desenhada, da responsabilidade de Mariah Marsden, da qual já conhecíamos o trabalho de "Ana dos Cabelos Ruivos", tal como este também editado pela Fábula, chancela da Penguin Random House.

Mas vamos ao que interessa: "O Jardim Secreto" é considerado como um dos melhores livros infantojuvenis do século XX, da autoria de Frances Hodgson Burnett (1849/1924) e já em 2020 tínhamos ouvido falar no título, pois foi novamente alvo de uma nova versão cinematográfica. Com o filme ainda fresco na memória, acabámos por ter o livro de um só fôlego. Conhecendo a história de antemão, tivemos a curiosidade de ver se a adaptação era muito diferente do filme. A verdade é que independentemente das versões, este clássico é encantador, pois apresenta-nos uma história de amizade, de esperança, com alguns mistérios e um pouco de magia, a par de assistirmos ao crescimento das personagens, baseados nos sofrimentos de cada um e na força para modificarem o curso das suas vidas. Mary Lennox, a protagonista, sofrendo ela própria um drama e uma enorme mudança, vai ser também a ignição para a mudança das pessoas que estão à sua volta. 

Um livro muito bonito de ler e de apreciar também pelas ilustrações de Hanna Luechtefeld, muito bonitas e ternurentas, que transmitem a inocência dos jovens da história.

Relembramos a sinopse:

Mary Lennox vivia na Índia, rodeada de luxos. Contudo, após doença grave dos pais, a menina fica órfã e é obrigada a ir viver com o tio em Inglaterra. Sem nada para brincar dentro de casa, Mary vai explorar o exterior e descobre um jardim. Mary vai conhecer emoções e sensações que até aí desconhecia, como a amizade que desenvolve com Dickon e Colin ou a simples alegria que uma corrida pelos jardins pode trazer. As três crianças assumem o forte compromisso de fazer renascer o jardim fechado há mais de 10 anos. É essa dedicação que vai alterar por completo as suas vidas e a de todos os que ali habitam.




Sem comentários:

Enviar um comentário