O autor/editor Mário André (A Implosão – Uma Novela Gráfica) apresenta este sábado, 29 de Outubro pelas 18h30 no Amadora BD, o seu novo álbum (edição da Kustom Rats), integrado na colecção em que os contos policiais inexplorados de Fernando Pessoa são adaptados para Banda Desenhada: "Quaresma, o Decifrador – Crime", é o segundo livro desta série e narra em arte sequencial mais uma curta novela, escrita há 100 anos pelo famoso poeta, dando sequência ao volume inicial apresentado no 18º FIBDB, em Maio.
O autor estará nesse mesmo dia, entre as 19 e as 20 horas onde decorrerá uma sessão de autógrafos.
Dr. Abílio Quaresma, “o Decifrador,” é uma personagem criada por Fernando Pessoa (1888-1935) há um século, protagonista das suas novelas policiais; um género muito popular nas primeiras décadas do século XX, e que era secretamente seu favorito. A escrita destas deu-se durante décadas, resultando num conjunto de treze contos – uns mais concluídos e longos do que outros –, nos quais o protagonista quase foi elevado ao panteão de heterónimos do poeta.
Em Quaresma, o Decifrador – Crime, o médico sem clínica e ávido decifrador de charadas da vida real, Dr. Abílio Quaresma, participa numa investigação realizada pelo seu amigo, o Inspector-Chefe Guedes, em que a morte – aparentemente acidental – de um indivíduo no cais, por afogamento, conta apenas com o testemunho do seu melhor amigo na facultação de dados para solucionar o enigma. Estará o raciocínio dedutivo de Quaresma à altura da dedução infalível do improvável desfecho?… Quaresma não julga – decifra. Caso encerrado!
A série regressa no primeiro semestre de 2023, com a adaptação d’A Morte de D. João.
Sem comentários:
Enviar um comentário