sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Novidade: "Conversas de Banda Desenhada" é o excelente livro com autores de BD - Edição A Seita

 


Pelo que tínhamos já lido e presenciado no lançamento no recente Fórum Fantástico (ver foto), onde vários autores entrevistados e que participaram neste "Conversas de Banda Desenhada" estiveram à "conversa" com os autores da edição, este é mesmo um livro importante e que merece todo o destaque, pois encontramos pouco livros ou mesmo nenhuns sobre Banda Desenhada e sobre os autores, ainda mais com autores nacionais. 

Assim a editora "A Seita" aproveitou o apoio do "Programa Garantir Cultura" e incluiu este livro da autoria de Carina Correia e João Miguel Lameiras no seu projecto "Garantir BD", conjuntamente com mais sete títulos e que estão também a ser editados por esta altura.

Os autores escolhidos para estas conversas foram:

Filipe Melo e Juan Cavia, Joana Afonso, Jorge Coelho, Luís Louro, Marco Mendes, Nuno Saraiva, Osvaldo Medina e Paulo Monteiro. Autores muito diferentes entre si, mas unidos pela mesma vontade de contar histórias articulando o texto e a imagem.

Estas oito conversas (na realidade nove pois existe a dupla Melo/Cavia) foram realizadas entre Novembro de 2021 e Março de 2022 e mostram-nos uma visão mais abrangente do panorama actual da BD portuguesa, bem como um melhor conhecimento dos autores por trás das obras realizadas por cada um.

Aqui fica um pouco sobre cada autor e não podíamos deixar de referir que apenas Joana Afonso é a "representante" das autoras femininas (excluindo a autora do livro Carina Correia) não por não existirem muitas mais, mas pelo contexto e os critérios que levaram a fazer este livro.

Filipe Melo e Juan Cavia são uma dupla inseparável que conseguiu dar outra visibilidade à BD nacional, e também a nível internacional, com o sucesso global de Balada para Sophie; Joana Afonso é um dos nomes mais importantes da BD no feminino em Portugal; Jorge Coelho é um desenhador que trabalha de forma regular para o mercado americano há mais de uma década; Luís Louro, um veterano da BD portuguesa que, mais de 30 anos após a sua estreia, continua a ser uma referência essencial; Marco Mendes é o representante da corrente autobiográfica, que tem sabido surpreender o leitor a cada novo livro; Nuno Saraiva é outro veterano, que entre a BD, a ilustração e o cartoon editorial, tem marcado com o seu estilo inconfundível a imprensa portuguesa desde os anos 90 do século XX; Osvaldo Medina é um nome importantíssimo na animação nacional, e tem-se revelado um desenhador tão prolífico como eficiente, quer como autor completo, quer ilustrando histórias alheias; e finalmente, Paulo Monteiro, o director da Bedeteca e do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que, apesar da sua curta obra, é autor da BD portuguesa mais traduzida de sempre.

É por todas estas razões que recomendamos estas excelentes conversas com estes autores nacionais, não querendo deixar de destacar desde logo a excelente capa!


(Na imagem da esquerda para a direita: Osvaldo Medina, Paulo Monteiro, Carina Correia, João Lameiras, Joana Afonso, Luís Louro e Nuno Saraiva)









Sem comentários:

Enviar um comentário