Manda msg qd chegares é a obra de estreia de R.G.B., uma autora portuguesa. Parece-nos mais um livro de ilustração do que de banda desenhada, mas na realidade pouco importa, o que interessa mesmo é a mensagem transmitida neste livro.
Estamos perante uma obra contemporânea, com uma narrativa íntima, é uma espécie de enorme desabafo ou de um grito de revolta. De uma forma muito verdadeira, a autora faz aqui também uma espécie de homenagem às mulheres no geral e aos abusos que sofrem desde crianças. Estamos a falar de coisas que se calhar muitos homens vão achar que é um exagero, porque nunca se deram conta, nem nunca viveram na pele, as situações porque uma mulher passa ao longo da vida. Por exemplo, o medo, quase sempre presente quando as mulheres andam na rua à noite e os cuidados que têm que ter. Também pequenos gestos que as mulheres não podem ter, coisas que não podem fazer como os homens, sem serem mal interpretadas ou serem insultadas. Por exemplo, uma coçadela nos genitais é admissível por parte de um homem, mas já se for uma mulher a fazê-lo... Ou sentar-se de perna aberta, ou comer uma banana em público ou mostrar as pernas. E é aí que vem aquela observação absurda que tantas vezes ouvimos: "ela pôs-se a jeito" ou "ela provocou". E essa falta de liberdade feminina que nos é mostrada aqui, de forma nua e crua.
Este livro tem um conjunto de histórias que retratam situações desse género e outras mais complicadas, como abusos sexuais. Todas elas são histórias verdadeiras e a autora conseguiu aqui reunir um conjunto de testemunhos que abordam medos e preconceitos, abusos e assédios.
As ilustrações, com um estilo muito próprio, são simplistas, mas carregadas de emotividade, com cores fortes, onde prevalece o rosa fluorescente e o verde alface e o roxo, a contrastar com páginas de fundo preto ou branco. As mulheres são sempre retratadas sem rosto, representando dessa forma todo o universo feminino.





Sem comentários:
Enviar um comentário