domingo, 4 de janeiro de 2026

BDs da estante - 667: O Decálogo VII e VIII, de Frank Giroud e Paul Gillon - edição ASA

Para começar o ano hoje tirámos da estante não um, mas dois álbuns. O sétimo e o oitavo volume da série O Decálogo, de Frank Giraud e Paul Gillon, editados em Portugal em 2004, pela ASA.

O Decálogo VII - Os Conjurados

No primeiro quartel do século XIX Paris é uma cidade que vive grande agitação social. No decurso de uma manifestação que acaba com uma violenta carga policial, Hortense Fleury conhece o tenente Vitrac, por quem sente uma forte atracção. Ele inicia-a na Carbonária, uma sociedade secreta que pretende pôr fim à monarquia, mas que necessita de fundos para as suas actividades subversivas. Hortense lembra-se de conseguir um financiamento editando um livro contendo ilustrações muito belas e raras... o Nahik!

O Decálogo VIII - Nahik

Um romancista de sucesso cheio de mistérios, um oficial demente que vive encarcerado, outro oficial que vive preso a uma cadeira de rodas, a sua jovem e bela esposa, e estranhos acontecimentos nocturnos vão perturbar a estranha mansão em que todos habitam em Paris, em finais de 1813... Embora seja apresentado como o oitavo tomo desta notável colecção, este Nahik, de Giroud e Gillon foi na realidade o primeiro a ser executado, inicialmente pensado como livro único de um projecto que só surgiria no formato alargado que conhecemos, anos depois da sua concretização.




Sem comentários:

Enviar um comentário