quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Novidade ASA: Duas raparigas nuas é um livro premiado em 2025 agora editado em Portugal

 



Este livro, Duas raparigas nuas, da autoria de Luz, foi o vencedor do prémio FAUVE D’OR 2025 (Prémio de Melhor Álbum do Ano) atribuído no Festival Internacional de BD Angoulême 2025.

Esta é uma das três novidades da ASA para Janeiro e que já aqui falámos aquando da apresentação das novidades para o 1.º trimestre.

De referir ainda que o Miguel Cruz já em 7 de Dezembro de 2024, aqui tinha dado a sua opinião sobre o livro, quando o mesmo livro ganhou o prémio da ACBD (Associação de Jornalistas e Críticos de BD) em França. Podem ver aqui a opinião em: 

https://juvebede.blogspot.com/2024/12/premios-e-o-premio-acbd-2025-foi-para.html

Vai ser com certeza um dos bons livros editados em 2026!

A história

Um século de história visto através de uma pintura. Tudo começa em 1919, numa floresta nos arredores de Berlim. Otto Mueller pinta Duas Mulheres Nuas. Do ateliê do artista às paredes do escritório do seu primeiro proprietário, a pintura observa a vida quotidiana antes de ser arrastada pelas atribulações deste período negro: a chegada de Hitler ao poder, o antissemitismo estatal, a arte moderna descrita como «degenerada» pelos nazis, a desapropriação de famílias judias, exposições, vendas, incêndios... Ator passivo num mundo além dele, Duas Raparigas Nuas é um sobrevivente. Fruto de uma investigação liderada por Luz, esta novela gráfica e histórica convida-nos a estar extremamente vigilantes face a todas as formas de censura política e cultural.


Sem comentários:

Enviar um comentário