sábado, 18 de setembro de 2021

Comer Beber, de Filipe Melo e Juan Cavia, regressa em novo formato

Está de regresso o livro Comer Beber de Filipe Melo e Juan Cavia, numa reedição agora pela mão da editora Companhia das Letras e num formato maior. Quando em 2017 Comer Beber foi editado, o formato pequeno espantou na altura, pois era um livro de Banda Desenhada de "bolso", o que podia fazer perder os desenhos de Cavia. Mas quando o argumento tem a qualidade de Melo tudo é esquecido. No entanto, o novo formato do livro, apresentado recentemente pela Companhia das Letras, melhora a leitura visual e faz com que os desenhos tomem outra dimensão, pois ao serem maiores existem outros pormenores que agora se podem encontrar. 

De recordar que o livro parece um guião de cinema, pois o objectivo inicial de Melo era fazer um filme, o que aconteceu posteriormente numa curta com a história de Comer com o título de Sleepwalk em 2018 e que recebeu vários prémios e distinções, bem como o livro. Podem ver aqui o making off em: https://www.youtube.com/watch?v=uWM4oQYHslM&t=7s Mas mesmo melhor é ler primeiro o livro. 

Aqui ficam um pequeno resumo das duas histórias do livro: 

Beber - Na Berlim dos anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial, Franz Majowski esconde uma garrafa de champanhe no cofre do seu restaurante. 

Comer - Na década de 80, Lloyd Jenkins percorre o interior da América em busca de uma tarte de maçã. Um relato ficcional e outro real. Dois contos que se cruzam na relação — simultaneamente universal e pessoal — entre o paladar e a memória.






Sem comentários:

Enviar um comentário