segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Grande exposição sobre Hergé, inaugura esta Sexta-feira, 1 de Outubro, na Gulbenkian!


Esta será uma semana em grande. Na sexta-feira, 1 de Outubro, irá inaugurar, na Fundação Calouste Gulbenkian, "Hergé" a primeira exposição em Portugal dedicada ao autor de Tintin, a qual apresenta tesouros do Museu Hergé e revela as diversas facetas do autor, da ilustração à banda desenhada, passando pela publicidade, imprensa ou desenho de moda e artes plásticas.

Organizada em colaboração com o Museu Hergé de Louvain-la-Neuve, a exposição dedicada a Georges Remi (para os mais distraídos é o verdadeiro nome de Hergé), artista de múltiplos talentos, reúne uma importante selecção de documentos, pranchas originais, pinturas, fotografias e várias obras criadas pelo autor de Tintin. O público terá a ocasião de decifrar a arte de um génio que utilizou todos os meios à sua disposição para realizar as suas composições.

Inspirando-se em várias correntes artísticas da sua época - da por art ao abstrato, passando pelo minimalismo -, este artista autodidata também se interessou por civilizações antigas e pelas chamadas artes primitivas.

O que torna a arte de Hergé única e a distingue da de muitos outros autores de banda desenhada é a sua extraordinária capacidade de representar a realidade por um lado, de uma forma inventiva, mas por outro, tão familiar que o leitor pode facilmente projectar-se neste universo criado a partir do zero. Com linhas simples de uma impressionante precisão, sob o estandarte da inimitável "linha clara", Hergé dá origem a personagens emblemáticas que encarnam os grandes valores da sociedade.

Para os visitantes será também a ocasião para descobrirem uma faceta do artista menos conhecida: a sua brilhante carreira como designer gráfico publicitário, revelada pelos seus cartazes altamente criativos.

A exposição divide-se nos seguintes núcleos: Grandeza da arte menor; Hergé, o amante de arte; O romancista da imagem; O êxito e a tormenta; Uma família de papel; Hergé e a revista Coeurs Vaillants; A arte do reclame; A lição do Oriente e O nascimento de um mito. Estará patente até dia 10 de Janeiro de 2022 e nos seguintes horários: seg, qua, qui, sáb, dom - 10h00-18h00 e sex - 10h00-21h00. Encerra às Terças-feiras.

Para além da exposição, haverá programação paralela, que começa já, dia 1 de Outubro, pelas 19 horas, com a Conferência "O Futuro de  Tintin", onde o Director dos Studios Hergé, Nick Rodwell, vai falar com o jornalista Frederico Carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário