quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O Império - de Jesus a uma Igreja Imperial - nova BD da Gradiva

 

Para além de Tango, de que falámos esta semana, a Gradiva apresenta a primeira grande história da igreja católica em banda desenhada.

Magnificamente ilustrada, plena de humor e com uma abordagem isenta e crítica, "O Império" é o resultado de vinte anos de trabalho científico e académico de Olivier Bobineau, reconhecido investigador do "Groupe Sociétés, Religions, Laïcités" da Sorbonne e do CNRS. Os desenhos são de Pascal Magnat.

Como é que a mensagem original de amor e tolerância do Jesus do Evangelho pôde inspirar simultaneamente as guerras religiosas e os mosteiros admiráveis que acolhiam os peregrinos, os pobres e os doentes; as Cruzadas sanguinárias e Francisco de Assis, que falava com os pássaros; o horror da Inquisição e o nascimento da universidade; a decadência dos papas Bórgias e os frescos de Miguel Ângelo?

Durante estes dois mil anos de história política, a Igreja e os papas transformaram e moldaram a nossa sociedade e cultura política. Algumas decisões de soberanos pontífices tomadas da Idade Média ou certas abordagens filosóficas e espirituais nascidas há mais de 1500 anos continuam em vigor e estruturam as nossas instituições políticas sem que o saibamos!












Sem comentários:

Enviar um comentário