quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Somos (mesmo) uma merda a crescer, de Filipa Beleza


Apesar de ter sido editado em Abril, não podíamos deixar de falar nele.  Editado pela SUMA de Letras (Penguin Random House Grupo Editorial), este Somos (mesmo) uma merda a crescer, da autoria de Filipa Beleza, é um livro bem disposto e tenta descrever a vida da chamada “geração que foi convidada a emigrar para outro país”. Filipa faz parte dessa geração, que cresceu com a pressão das redes sociais, que não encontra o amor e que toma Xanax porque não lida bem com a ansiedade. Com vários textos e com ilustrações divertidas tipo gag, vale a pena ler as 124 páginas deste livro de Filipa Beleza. Como ela refere: "Aos 16, sabia tudo. Aos 26 já não sei nada".

A história: Amor, ansiedade, redes sociais, trabalho, crescer. Filipa Beleza pegou nas grandes questões da humanidade: Instagram, ansiolíticos, sexo e empregos precários, e deu-lhes a sua voz, cheia de humor, raiva, frustração e algumas lágrimas. E ainda as ilustrou. O resultado é este livro que pode muito bem ser a voz de uma geração. Ou uma bela foto no Instagram.

Sobre a autora: Filipa Beleza nasceu em Braga em 1992. Porque queria vestir-se toda de cor de rosa chegou a fazer umas aulas de ballet em criança mas, como a coisa não correu bem, decidiu dedicar-se a actividades que exigissem menos coordenação motora. Estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto e, mais tarde, completou o mestrado em Ilustração e Banda Desenhada pela Elisava, em Barcelona. Agora, gosta de passar grande parte do seu tempo a desenhar as próprias crises existenciais - mas as dos outros também servem.







Sem comentários:

Enviar um comentário