sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

A nossa leitura de "O Coração na boca", de Horácio Gomes


Ainda nos faltava escrever sobre este livro "O Coração na boca", da autoria de Horácio Gomes, editado pela Escorpião Azul. Quem lê este livro pode rever-se ou ver em outras pessoas, uma separação conjugal. E então se existem filhos, poderá ser ainda tudo muito mais complicado de resolver. Quando se pensa que já não basta isso, aparecem outros problemas pessoais e profissionais para se ultrapassar. Neste caso a forte ligação entre o pai e a filha, o pai vai ter de viver uma nova realidade, ou seja uma nova vida de convivência e trato com a sua filha, de onde não se dissocia um sentimento de culpa. Não é por acaso que o livro é dedicado pelo autor à sua filha Mariana. Como escreveu Horácio Gomes na dedicatória do nosso livro: "Nem sempre a luz ao fundo do túnel é um comboio". Esta história biográfica faz-nos sentir mesmo a angústia vivida pelo autor e ficar mesmo com o "coração na boca". Para além da partilha da sua própria experiência, é necessário sensibilizar as pessoas para o tema da parentalidade, do que sofrem os pais, para além das mães, quando passam a não viver com os filhos todos os dias, depois de numa separação. Este é um livro de onde transborda o amor de Horácio Gomes pela sua filha Mariana. 

A par do argumento, um traço muito próprio, fino, detalhado, cheio de pormenores, que condiz com a delicadeza de aflorar um tema desta natureza, com a fragilidade dos momentos difíceis e ao mesmo tempo com a complexidade da história. O jogo de cores vai mudando, consoante a situação

A história: Um pai que se separa da mãe da sua única filha vê-se perante o problema de iniciar uma vida nova, numa fase laboral precária. Porém, a resolução de um problema maior impõe-se: como ajudar a sua filha, que ainda não completou quatro anos de idade, a compreender que ele não saiu de casa por causa dela? Em qualquer caso de separação conjugal, não é o mundo dos adultos que desaba, mas sim o mundo das crianças, sobretudo quando, ainda numa idade tão tenra, a sua percepção do mundo está concentrada na vida em comunhão com os pais na casa onde todos habitam.

O autor: Horácio Gomes nasceu “no” Maio de 1968, em Lisboa. Frequentou o curso técnico - profissional de Imagem e Comunicação Audiovisual na Escola Secundária António Arroio, com especialização na área de Cinema. Desde 1989 ilustrou artigos e crónicas em jornais e fanzines; expôs em diversos eventos na área de pintura. Abandonou a pintura em 1997. Até 2006 dedicou-se a escrever argumentos e a ilustrar os seus livros de BD. Fundou também a editora de BD Nova Comix. Nesse período foram publicados os seus livros "Na Pele do Urso” (1999, Edições Polvo); “A Canção do Viajante” que assinou como Jacques Creswell (2001, Nova Comix), e “Carne Viva N.1” (2006, Nova Comix). Após um interregno de quatro anos, em 2010 abraçou de novo a nona arte e iniciou a criação de “O Coração na Boca”.



Sem comentários:

Enviar um comentário