segunda-feira, 18 de março de 2024

A 2.ª edição do LouriBD abre hoje as portas


Começa hoje a 2.ª edição do Festival Louri BD, que decorre até domingo, 24 de Março e é organizado através de uma parceria entre o Município da Lourinhã e a editora Escorpião Azul. Temos muita pena de não estamos presentes, mas marcaremos presença na Comic Con. Divulgamos no entanto esta iniciativa, deixamos os nossos parabéns à equipa da Escorpião Azul e destacamos o cartaz da autoria da Sharon Mendes.

Uma semana inteira dedicada à Banda Desenhada e que contará com conversas, workshops, lançamento de livros, sessões de autógrafos, feira do livro de BD e fanzines, concerto ilustrado, exposições de peças de arte, bem como pranchas originais de banda desenhada. Contará com a presença de inúmeros autores portugueses - foco central deste festival- e nesta edição com um convidado internacional, o autor italiano Andrea Ferraris, conhecido do público português pelas suas obras "Churubusco" e "a Cicatriz".

Este ano o LouriBD aposta no tema dos monstros, que podem surgir de vários ambientes diferentes – como o da arte popular, o das lendas e mitologias, o da imaginação ou os da investigação científica de fauna e flora, entre vários outros universos. Nesta ótica será exibida a primeira longa-metragem de animação portuguesa, feita em stop-motion, Os Demónios do Meu Avô, contando com uma conversa com o realizador Nuno Beato.

A banda desenhada será abordada através da aventura, do suspense, do terror, do mistério e da ficção científica, bem como da celebração dos cinquenta anos do 25 de Abril, através do lançamento e respetiva exposição do livro E Depois do Abril, dos autores Filipe Duarte e André Mateus.

Eis a lista completa de autores e convidados: Álvaro Santos, André Mateus, Andrea Ferraris, Celeste Beirão, Daniel da Silva Lopes, Duate Gandum, Filipe Duarte, Henrique Gandum, Hugo Pinto, Joana Geraldes, João Amaral, João Gil Soares, Jorge Deodato, Kustom Ratz, Luís Louro, Lurdes Lopes, Miguel Santos, Nuno Beato, Paulo J. Mendes, Paulo Monteiro, Pepedelrey, Ricardo Magalhães, Ricardo Lopes, Rita Alfaiate, Rogério Ribeiro, rui Alves de Sousa, Rui Cartaxo, Sharon Mendes, Venerando Matos e Victor Costa.

A entrada é livre e a programação decorre no Centro Cultural da Lourinhã e na Biblioteca Municipal da Lourinhã.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário