sexta-feira, 1 de março de 2024

A nossa leitura de Sunny - volumes 1 e 2, de Taiyo Matsumoto - edição Devir


Lemos o segundo volume de Sunny poucos dias depois de termos lido o primeiro. Já tínhamos lido boas críticas e por isso tínhamos alguma curiosidade em conhecer a história criada por Taiyo Matsumoto e editada pela Devir.

A história passa-se numa casa de acolhimento, a Hoshinoko, onde um grupo heterogéneo de crianças enfrenta as inseguranças próprias do crescimento, mas também relacionadas com o seu problema social, pelo facto de terem sido abandonadas ou ficado órfãs.

Entre as piadas infantis, birras e brincadeiras próprias das crianças, o autor vai-nos mostrando à vez, o drama pessoal de cada criança. Embora sejam bem tratadas na Casa de Acolhimento e vivam como se fossem uma família grande, a verdade é que do ponto de vista afectivo as crianças são muito carentes e vivem na ansiedade e esperança constante de que a família as venha buscar e que a sua permanência na sua nova casa seja temporária.

Deste lado, foi uma leitura muito especial e emotiva por dois motivos: primeiro porque tendo trabalhado precisamente numa casa de acolhimento, foram muitas as semelhanças encontradas e vieram à memória muitas recordações; segundo porque tivemos uma outra surpresa com Sunny, que não é uma personagem, mas uma figura sempre presente: um Datsun Sunny, um carro que nos remete para recordações da nossa própria infância.

E falando no Sunny, é um carro que não anda, mas representa um ponto de refúgio para as crianças da história. É lá para dentro que vão brincar, que vão chorar e que vão viajar usando a imaginação.

De realçar que Sunny inspira-se na própria infância do autor e na sua experiência de vida, o que lhe dá ainda mais propriedade para contar esta história tocante que conquistou fãs em todo o mundo e já recebeu, entre outros, o Prémio Shogakukan para Melhor Mangá em 2016.

Apenas uma palavra adicional sobre os visuais, com páginas a preto e branco, apenas com algumas a cores, muito bonitas. Ficam aqui exemplos.




Sem comentários:

Enviar um comentário