terça-feira, 12 de março de 2024

A nossa leitura de "Feynman", de Ottaviani e Myrick - edição Gradiva BD


Há muito que andávamos para pegar neste livro da Gradiva BD, uma novela biográfica sobre a história de Richard P. Feynman (1918 -1988), laureado com o Prémio Nobel da Física e uma das mentes mais brilhantes do século XX. 

Apesar de não entendermos nada de física ou ciência, sabendo o tanto que temos aprendido com a Banda Desenhada, embarcamos na leitura deste livro, que consegue ser ligeiro e divertido q.b. O escritor Jim Ottaviani e o ilustrador Leland Myrick conseguiram transpor para as páginas do livro, de uma forma descomplicada e o mais simples possível, o percurso e a originalidade do cientista. Todas as mentes brilhantes têm as suas bizarrices e Feynman não foi excepção e é através da sua voz que assistimos às várias fases da sua vida, tanto pessoal como profissional, um percurso que o levou a participar na criação da primeira bomba atómica ou a desempenhar um papel crucial na descoberta das causas do vaivém Challenger. 

Apesar de haver algumas pranchas em que nos são apresentados vários dados científicos que, é caso para dizer, não pescámos nada, ainda assim, é um livro bastante interessante, mesmo para quem não é entendido na matéria. Os desenhos, embora não sendo bem ao nosso gosto, acompanham bem o dinamismo e o sentido de humor do protagonista.

Apenas um reparo, que nos parece um erro dos autores. Numa fase da história em que Feynman se encontra no Brasil, há uma vinheta que situa o autor em Copacabana e a imagem que aparece é uma clássica de Salvador da Baía. 



Sem comentários:

Enviar um comentário