quinta-feira, 14 de março de 2024

Exposição: mês de Março do Ciclo Ilustraboom WC/BD dá destaque ao trabalho de Daniela Viçoso


Como sabem temos sido assíduos visitantes das exposições do Ciclo Ilustraboom WC/BD, dinamizadas pela Junta de Freguesia de Santo António, em Lisboa. Este mês de Março a exposição intitula-se "O Baile dos Bichos" e os trabalhos são da autoria de Daniela Viçoso.

Para nós que não conhecíamos o trabalho desta artista, foi uma boa surpresa, cheia de cor e originalidade. Aconselhamos a visita que pode ser feita até dia 20 de Março, de terça a sábado entre as 13h e as 19h.

Segundo a autora: "O Baile dos Bichos" é uma colectânea de trabalhos elaborados entre 2019 e o presente. São obras originalmente pensadas e elaboradas ao mesmo tempo em que trabalhava e delineava projectos de BD. Nesta selecção repetem-se personagens, figuras e elementos, objectos de artesanato, criaturas mitológicas e máscaras. Sendo uma ávida entusiasta de folclore e do património imaterial português, venho a desenvolver uma componente de investigação ligada à minha prática criativa e que se espelha no meu trabalho. Aqui nos bichos as figuras a azul e a verde procuram (quase sempre) representar figuras, criaturas e seres mitológicos de lendas e cantigas, tendo como base o vernáculo popular. A figura nesta sala mais vezes repetida, o Dom Roberto, é inspirado pelo diabo dos contos populares portugueses.











Sem comentários:

Enviar um comentário