domingo, 10 de março de 2024

BDs da estante - 572 - O Comboio dos Órfãos - Ciclo 1 - Jim e Harvey - Philippe Charlot e Xavier Fourquemin - edição Arcádia

 


O Comboio dos Órfãos, da autoria de Philippe Charlot e Xavier Fourquemin, foi editado em Maio de 2015 pela Arcádia. Gostámos dos desenhos e do argumento, que nos ofereceu uma história bastante interessante à volta de um grupo de crianças adoptadas, no final do século XIX. Aqui fica o resumo da primeira parte da história, intitulada "Jim e Harvey":

Na costa leste dos Estados Unidos, a onda de emigração maciça leva ao abandono de muitas crianças vindas da velha Europa, crianças órfãs, abandonadas e maltratadas, sobrevivem à custa de pequenos furtos e mendicidade nas ruas de Nova Iorque. Só nesta cidade, eram cerca de 20 mil em 1854, ano em que foi posto em prática o primeiro programa de adopção, conhecido por “Orphan Train Riders”. Quando a iniciativa terminou, em 1929, cerca de 250.000 crianças (!!!) haviam sido enviadas para o Oeste. Este livro relata uma longa viagem pautada pela amizade, pela entreajuda… mas também pela traição.


Sem comentários:

Enviar um comentário