quarta-feira, 10 de abril de 2024

A nossa leitura de "As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizzaboy", de Filipe Melo e Juan Cavia - edição Companhia das Letras

 


GENIAL! Não se trata propriamente de uma novidade, uma vez que parece tratar-se quase exclusivamente de uma compilação e reedição das várias aventuras (incríveis, extraordinárias e fantásticas) de Dog Mendonça e Pizzaboy. Dissemos parece, porque afinal é muito mais do que isso. É mais do que uma reedição, é uma edição de coleccionador que reúne todas as histórias de Dog Mendonça e Pizzaboy criadas pela dupla Filipe Melo e Juan Cavia, que inclui também muitas curiosidades de bastidores. Uma espécie de história das histórias. 

Inclui também uma história inédita sobre a personagem Madame Chen. Estávamos a aguardá-la desde 2017, quando os autores, num painel que conduzimos, nos revelaram que a estavam a trabalhar nela. Entretanto meteu-se pelo meio o retumbante sucesso do belíssimo "Balada para Sophie" e continuámos na esperança de um dia ler a história da Madame Chen. E agora que o momento chegou, confessamos que não estávamos preparados para o que lemos. 

Uma vez mais Filipe Melo e Juan Cavia conseguem extravasar a sua criatividade e oferecer-nos algo inédito e fora da caixa. Ficámos surpreendidos, ainda para mais porque vá-se lá saber porquê, não espreitámos as últimas páginas. Lemos o livro completo (são aventuras completas, pois então) pela normal ordem de páginas e deliciando-nos com a releitura das aventuras e os pormenores do making of. Então, quando chegou o momento da história da Madame Chen e esperávamos o mesmo registo de banda desenhada, qual não é a nossa surpresa, quando percebemos que a história nos era mostrada num formato de conto ilustrado.

Estranhámos. Porém prosseguimos com a leitura e às tantas já estávamos envolvidos naquele conto incrível e arrebatador, tão cheio de voltas e reviravoltas, cada uma mais assombrosa do que a anterior. E mais não contamos, para não estragar todas as surpresas. 

Só podemos reforçar que este é um livro imperdível por muitos motivos. Edição Companhia das Letras. 


Sem comentários:

Enviar um comentário