sexta-feira, 5 de abril de 2024

A Passagem Impossível, de José Ruy, é apresentado amanhã, em Peniche

 


Amanhã, pelas 15 horas, no Clube Recreativo Penichense, irá decorrer uma apresentação do livro "A Passagem Impossível" obra deixada inacabada pelo Mestre José Ruy e editada pela Ala dos Livros. A sessão irá contar com a participação de Guilherme d'Oliveira Martins, grande fã de Banda Desenhada e que também, há uns anos, ouvimos falar sobre o livro "Os Doze de Inglaterra de Eduardo Teixeira Coelho", juntamente com José Ruy.

"A Passagem Impossível" ou "o relato da extraordinária viagem do navegador português David Melgueiro, que no século XVII, a comando de uma embarcação holandesa e tal como testemunhou o Seigneur de la Madelène ao Conde de Pontchartrain, rumou a Norte e realizou a travessia pela Passagem do Nordeste", leva-nos até ao século XVII, no auge do comércio de sedas e de especiarias. 

Grandes embarcações, das mais variadas nacionalidades e bandeiras, franqueiam o Índico e o Atlântico. Estes oceanos, infestados de piratas, tornam cada vez mais insegura a travessia pelo Sul, pelo cabo da Boa Esperança. Março de 1660. Uma embarcação de nome Padre Eterno, comandada pelo capitão português David Melgueiro, zarpa de Tanegashima, no Japão, e ruma a Norte. Evitando a rota do Sul e efetuando a passagem do Oceano Pacífico pelo estreito de Anian, a Padre Eterno embrenha-se no Ártico, chegando ao seu destino cerca de dois anos depois.

Sem comentários:

Enviar um comentário