terça-feira, 9 de abril de 2024

A nossa leitura de Lovistori, de Lobo e Alcimar Frazão - edição Polvo


Um livro que nos surpreendeu muito, este "Lovistori" de Lobo e Alcimar Frazão, editado pela Polvo por ocasião do Amadora BD de 2023.

A sinopse:

É uma improvável história de amor nas ruas de Copacabana entre Sereia, um travesti, e Paixão, um polícia militar. Tudo o que eles queriam era comemorar o seu aniversário de casamento. Era para ser um dia bom. Um dia feliz. Mas a vida tinha outros planos. Lovistori coloca em evidência o preconceito, a transfobia, a violência sofrida pela população LGBTQIA+ desde sempre e desnuda uma cidade cartão-postal que engole e tritura a vida dos seus habitantes, mascarando toda a opressão que a sua beleza esconde. É um soco no estômago do leitor.

A sinopse diz quase tudo e até fala num soco no estômago. Mas não nos prepara a 100% para o choque da violência vencer o amor, nesta história que se passa no Rio de Janeiro. E ainda mais surpreendente é que, segundo Lobo, o argumentista, esta história foi baseada numa outra real, que lhe foi contada por uma travesti, nos anos 90. Perceber que o que nos é contado não é fantasia, isso é que é mesmo um verdadeiro murro no estômago. Porque a relação entre o casal em questão nos parece tão bonita, que nos despimos de qualquer preconceitos. Mas depois... tudo descamba e se descontrola, numa espiral de violência com desfechos terríveis.

Um pequeno livro, mas de uma enorme intensidade, que nos revolve as entranhas. Quando assim acontece, é porque estamos perante um bom livro. É mesmo o caso. E a acrescentar ao bom argumento, desenhos de Alcimar Frazão que revelam como domina bem a arte do preto e branco.





Sem comentários:

Enviar um comentário