sábado, 13 de abril de 2024

A nossa opinião sobre "Fragile", de Mathilde Ducrest - edição Casterman



Esta novidade da Casterman, é o segundo trabalho da autora Mathilde Ducrest, mas é o primeiro com a editora, uma vez que a obra de estreia foi uma edição de autor. Assim, "Fragile" é tido como a grande estreia, apesar de não ser o livro inaugural da autora.

Fragile é uma novela gráfica desenhada e escrita por Mathilde Ducrest, que podemos considerar como uma história light para jovens adultos. Porém, mesmo as histórias mais levezinhas, têm sempre um núcleo temático interessante, como é o caso.

Relembramos a sinopse:

Emily, uma estudante, quer ganhar algum dinheiro durante o verão e responde a um anúncio da muito rica e influente família Rascines, o que lhe inspira preconceitos bastante hostis. É assim que conhece Suzanne, filha adulta da família, que lhe confia a tarefa de passear diariamente com seu cão Mitsou. Suzanne acompanha Emily nos primeiros passeios e, contra todas as expectativas, nasce um vínculo muito forte entre as duas jovens. Aos poucos, Emily questiona-se sobre os sentimentos que sente pela mulher que agora chama de Sue. Um dia como qualquer outro, enquanto Emily espera por Sue e Mitsou, ninguém aparece, porque aconteceu uma situação dramática. Em que é que esse acontecimento irá contribuir para transformar o vínculo que as une?

Esta sinopse não nos dá uma pista que consideramos interessante. É que a par do desenrolar da história da protagonista, assistimos a uma relação muito ternurenta de Emily com a senhora idosa, dona da casa onde mora, uma relação ao que parece que se iniciou num daqueles programas de partilha de casa, onde jovens universitários são acolhidos em casa de idosos solitários. Assim, Emily tem na sua senhoria, uma espécie de avó que a compreende, lhe dá conselhos e orientações, sem nunca a julgar. 

Fragile fala-nos do milagre que é quando encontramos a nossa alma gémea e a benção que isso representa. Sem ser muito profundo, é um álbum bonito e ternurento, com desenhos e cores que reflectem isso mesmo.

Continuaremos atentos aos trabalhos desta jovem artista, pois tem muito potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário