segunda-feira, 15 de abril de 2024

Coimbra BD contará com a presença de mais de 40 autores e ilustradores


O Coimbra BD, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, vai ter lugar entre os dias 25 e 28 de abril no Convento São Francisco e a edição de 2024 contará com a presença de mais de 40 autores e ilustradores que irão partilhar as suas obras e arte com todos os visitantes e fãs de BD.

Luís Louro, uma das maiores referências da BD a nível nacional, será um dos autores convidados, tendo sido o responsável pelo cartaz oficial do evento. No Coimbra BD irá partilhar com os fãs a celebração do 30.º aniversário da sua icónica personagem, O Corvo. 

Nuno Saraiva será outro dos autores presentes, com a apresentação do seu livro ilustrado e com BD, “25 de Abril No Princípio era o Verbo”. 

João Mascarenhas e Fernando Cabrita terão em destaque a sua obra e exposição “A Norte de Sul Nenhum”, que volta a juntar a música e a BD numa história que aborda o drama dos refugiados.

Penim Loureiro é outro dos nomes confirmados no Coimbra BD 2024 com a exposição “Homenagens à Alma” com recriações da série de BD, “Umbigo do Mundo” feitas por vários autores portugueses.

Pedro Moura e Susa Monteiro terão em destaque a sua adaptação à BD da obra “Mensagem” de Fernando Pessoa, com uma exposição com pranchas originais.

"A Revolução Interior: À Procura do 25 de Abril" terá também um destaque especial com uma exposição dos autores João Ramalho Santos e João Miguel Lameiras. 

Autor natural de Coimbra, que tem marcado presença regular no Coimbra BD, André Caetano regressa com uma mostra de pranchas originais dos seus dois mais recentes livros: “Volta: O Despertar dos Gigantes de Gelo”, onde volta a colaborar com André Oliveira e “A Little Girl”, uma versão muito pessoal e sem palavras da lenda da Capuchinho Vermelho, em que assegura o argumento e os desenhos.

O livro “Abril, Cravos Mil - Histórias de Liberdade” terá uma apresentação dedicada com a presença dos autores Maria João Claré, Mário André, João Macedo Bandeira e Jorge Rodrigues. Esta antologia celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos com oito BDs de abordagens variadas, do humor ao drama e da ação histórica à alegoria. As narrativas são baseadas em momentos chave do movimento militar, em visões pessoais da data e ainda em explorações especulativas sobre a sociedade nacional.

O Coimbra BD 2024 contará ainda com a presença de conceituados nomes como: André Lima Araújo, Derradé, Duarte Gandum, Henrique Gandum, Joana Afonso, Joana Mosi, Joana Rosa ou Jorge Coelho, entre outros.

A entrada no evento é livre e os horários são os seguintes: Dias 25, 26 e 27 das 10h às 20h e dia 28 das 10h e 18h. 

Sem comentários:

Enviar um comentário